Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

22/08/2021 Halley Takano

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais debatida em diversos setores na nossa sociedade e nas empresas. Na área da logística, isso não é – ou pelo menos não deveria ser – diferente.

A logística sustentável é um conceito que visa promover a responsabilidade socioambiental no transporte de cargas.

O tema tem sido “puxado”, principalmente, pela agenda ESG (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança) das grandes empresas que contratam prestadores de serviços de transporte, exigindo delas uma postura mais ecológica.

Hoje, empresas que operam de forma sustentável conseguem se destacar em meio a outras que não demonstram qualquer tipo de preocupação ambiental ou social. 

Além disso, os consumidores cada vez mais valorizam esse tipo de iniciativa, o que acaba se tornando mais um motivo que mostra a importância da chamada “logística verde”. 

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as empresas que adotam estratégias para uma logística sustentável se beneficiam de diversas maneiras.

Sustentabilidade tem a ver com um melhor uso de recursos, o que tem como consequência a redução de custos. Isso mostra o quanto as estratégias voltadas para a logística sustentável são positivas tanto para o planeta quanto para a gestão das empresas.

O transporte é uma etapa importante do processo logístico e que tem um grande peso para o meio ambiente por conta da emissão de carbono. Adotar medidas para reduzir essa emissão de poluentes é fundamental.

Uma outra medida importante é com relação à gestão de entregas. Quando ela é feita de forma eficiente, é possível otimizar rotas e a ocupação dos veículos.

Assim, em um mesmo trajeto vários pedidos são entregues, reduzindo custos e a emissão de CO2 na atmosfera.

Uma forma de otimizar as entregas é adotar tipos de veículos diferentes de acordo com o tipo de mercadoria.

Caminhões, motocicletas e carros menores possuem um consumo de combustível diferente e isso deve ser levado em conta na hora de definir qual irá realizar as entregas.

As reentregas frequentes são um bom exemplo disso. Cada destino que um motorista vai e não consegue efetuar a entrega representa uma rota desnecessária.

Afinal, ele precisará retornar ao local em outro momento, consumindo mais combustível e emitindo mais gases.

Por fim, a logística reversa também tem um papel fundamental. Ela consiste no recolhimento de embalagens e itens após o fim de sua vida útil.

Assim, esses produtos retornam para a empresa que os comercializa para que seja realizado seu descarte de forma correta, podendo ser reciclados ou até reutilizados.

As empresas não podem fechar os olhos para a sustentabilidade. Quem não se mexer vai ficar para trás, afinal, os consumidores estão cada vez mais procurando se informar sobre as marcas e empresas para adotar um consumo consciente.

Hoje (ainda bem), isso é um fator de peso para uma decisão de compra.

* Halley Takano é CEO da startup mineira Comprovei.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ModoCon



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves