Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

22/08/2021 Halley Takano

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais debatida em diversos setores na nossa sociedade e nas empresas. Na área da logística, isso não é – ou pelo menos não deveria ser – diferente.

A logística sustentável é um conceito que visa promover a responsabilidade socioambiental no transporte de cargas.

O tema tem sido “puxado”, principalmente, pela agenda ESG (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança) das grandes empresas que contratam prestadores de serviços de transporte, exigindo delas uma postura mais ecológica.

Hoje, empresas que operam de forma sustentável conseguem se destacar em meio a outras que não demonstram qualquer tipo de preocupação ambiental ou social. 

Além disso, os consumidores cada vez mais valorizam esse tipo de iniciativa, o que acaba se tornando mais um motivo que mostra a importância da chamada “logística verde”. 

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as empresas que adotam estratégias para uma logística sustentável se beneficiam de diversas maneiras.

Sustentabilidade tem a ver com um melhor uso de recursos, o que tem como consequência a redução de custos. Isso mostra o quanto as estratégias voltadas para a logística sustentável são positivas tanto para o planeta quanto para a gestão das empresas.

O transporte é uma etapa importante do processo logístico e que tem um grande peso para o meio ambiente por conta da emissão de carbono. Adotar medidas para reduzir essa emissão de poluentes é fundamental.

Uma outra medida importante é com relação à gestão de entregas. Quando ela é feita de forma eficiente, é possível otimizar rotas e a ocupação dos veículos.

Assim, em um mesmo trajeto vários pedidos são entregues, reduzindo custos e a emissão de CO2 na atmosfera.

Uma forma de otimizar as entregas é adotar tipos de veículos diferentes de acordo com o tipo de mercadoria.

Caminhões, motocicletas e carros menores possuem um consumo de combustível diferente e isso deve ser levado em conta na hora de definir qual irá realizar as entregas.

As reentregas frequentes são um bom exemplo disso. Cada destino que um motorista vai e não consegue efetuar a entrega representa uma rota desnecessária.

Afinal, ele precisará retornar ao local em outro momento, consumindo mais combustível e emitindo mais gases.

Por fim, a logística reversa também tem um papel fundamental. Ela consiste no recolhimento de embalagens e itens após o fim de sua vida útil.

Assim, esses produtos retornam para a empresa que os comercializa para que seja realizado seu descarte de forma correta, podendo ser reciclados ou até reutilizados.

As empresas não podem fechar os olhos para a sustentabilidade. Quem não se mexer vai ficar para trás, afinal, os consumidores estão cada vez mais procurando se informar sobre as marcas e empresas para adotar um consumo consciente.

Hoje (ainda bem), isso é um fator de peso para uma decisão de compra.

* Halley Takano é CEO da startup mineira Comprovei.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ModoCon



O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?


Anedotas com pouca graça

Uma anedota, de vez enquanto, cai sempre bem; como o sal serve para temperar a comida, a anedota também adoça a conversa ou o texto.


Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.