Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

Sustentabilidade chegou para ficar na logística

22/08/2021 Halley Takano

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais debatida em diversos setores na nossa sociedade e nas empresas. Na área da logística, isso não é – ou pelo menos não deveria ser – diferente.

A logística sustentável é um conceito que visa promover a responsabilidade socioambiental no transporte de cargas.

O tema tem sido “puxado”, principalmente, pela agenda ESG (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança) das grandes empresas que contratam prestadores de serviços de transporte, exigindo delas uma postura mais ecológica.

Hoje, empresas que operam de forma sustentável conseguem se destacar em meio a outras que não demonstram qualquer tipo de preocupação ambiental ou social. 

Além disso, os consumidores cada vez mais valorizam esse tipo de iniciativa, o que acaba se tornando mais um motivo que mostra a importância da chamada “logística verde”. 

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as empresas que adotam estratégias para uma logística sustentável se beneficiam de diversas maneiras.

Sustentabilidade tem a ver com um melhor uso de recursos, o que tem como consequência a redução de custos. Isso mostra o quanto as estratégias voltadas para a logística sustentável são positivas tanto para o planeta quanto para a gestão das empresas.

O transporte é uma etapa importante do processo logístico e que tem um grande peso para o meio ambiente por conta da emissão de carbono. Adotar medidas para reduzir essa emissão de poluentes é fundamental.

Uma outra medida importante é com relação à gestão de entregas. Quando ela é feita de forma eficiente, é possível otimizar rotas e a ocupação dos veículos.

Assim, em um mesmo trajeto vários pedidos são entregues, reduzindo custos e a emissão de CO2 na atmosfera.

Uma forma de otimizar as entregas é adotar tipos de veículos diferentes de acordo com o tipo de mercadoria.

Caminhões, motocicletas e carros menores possuem um consumo de combustível diferente e isso deve ser levado em conta na hora de definir qual irá realizar as entregas.

As reentregas frequentes são um bom exemplo disso. Cada destino que um motorista vai e não consegue efetuar a entrega representa uma rota desnecessária.

Afinal, ele precisará retornar ao local em outro momento, consumindo mais combustível e emitindo mais gases.

Por fim, a logística reversa também tem um papel fundamental. Ela consiste no recolhimento de embalagens e itens após o fim de sua vida útil.

Assim, esses produtos retornam para a empresa que os comercializa para que seja realizado seu descarte de forma correta, podendo ser reciclados ou até reutilizados.

As empresas não podem fechar os olhos para a sustentabilidade. Quem não se mexer vai ficar para trás, afinal, os consumidores estão cada vez mais procurando se informar sobre as marcas e empresas para adotar um consumo consciente.

Hoje (ainda bem), isso é um fator de peso para uma decisão de compra.

* Halley Takano é CEO da startup mineira Comprovei.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ModoCon



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.