Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tática

Tática

01/02/2014 Marco Aurélio Marinho de Melo

"Tática" é um relato sobre como o verdadeiro amor pode acontecer em qualquer lugar e sem hora marcada. Prova, acima de tudo, que não é necessário estratégias para alcançá-lo.

“Celina”. Foi assim que ela disse o próprio nome. Assim com qualquer pessoa diz quando se apresenta. “Celina?” . Eu repeti. Não que ele fosse estranho e eu não tivesse entendido. Isso seria feio. O que estava acontecendo naquele momento era muitas coisas, de menos, feio. De certo modo, queria sentir novamente tal coisa quando ela pronunciou as letras C-E-L-I-N-A.

Estendi minha mão para cumprimentá-la. Afinal, estava curioso para saber o que mais aconteceria ao tocá-la. Estupidamente, eu ainda disse: "Celina com “C” ou “S”?". De qualquer forma, ela riu. Envergonhada, olhou para baixo e fingiu ler. Encontrou conforto em seu livro. Não notei nenhum olhar com o canto do olho, mas pude sentir que ela estava esperando que eu continuasse a conversa. Ou talvez, fosse eu imaginando uma cena de filme em minha mente.

Então, foi a partir dali que tudo mudou. Pois é, não foi nenhuma cena de filme. Foi algo sincero. Ao contrário do que julgava até o momento, ela estava apenas terminando de ler o capítulo de um livro chamado “lições da vida”, assim como qualquer pessoa faria para não perder a linha de raciocínio. Depois, então, ela se voltou para mim novamente e disparou a falar. Mostrou-se também uma bela ouvinte, e o melhor de tudo: o motivo dela saber escutar não era porque ela queria ser gentil.

Ela ouvia bem porque simplesmente queria ouvir o que eu tinha a dizer. No entanto, o que mais me surpreendeu foi que, depois de um tempo, eu fiquei completamente calado. Logo eu, que sempre tenho algo a dizer, fiquei calado. Durante a conversa, meus momentos preferidos eram exatamente estes. Quando ela parava para me ouvir, e eu ficava calado. Porque, pela primeira vez, ao invés de eu usar esses silêncios de conversa para pensar em algo inteligente para dizer (como sempre faço), e assim, agradá-la, eu simplesmente a observava.

Olhar para ela era como enxergar o seu coração, pois, sinceramente, ela era ingênua demais para protegê-lo e escondê-lo. Ela: cabelo arrepiado e roupa amarrotada do colégio. Eu: cara de trabalho e roupa suada. Contudo, era só isso, um mero detalhe do destino. Para falar a verdade, acredito que ambos estávamos tão próximos no pequeno espaço que estabelecemos ficar, que não havia espaço para se preocupar em se proteger sentimentalmente e fisicamente.

Nós apenas éramos o melhor de nós e não sabíamos disso. Confesso que, quando sentei ao lado dela (antes de ouvir ela dizer “Celina”), achei que havia usado a minha melhor tática: como um bom vendedor de livros, eu havia dito: “Oi, posso te ajudar?”. No final, todas as táticas sumiram. O segredo era não saber qual era o segredo. Para atingir determinado fim, era preciso apenas saber que ele não existia. Ou pelo menos fingir que não. Porque, na verdade, o fim seria a soma de todos os momentos. Momentos como esse. O fim seria realmente o Fim se eu não houvesse percebido a importância das junções.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes