Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia ajuda com a falta de mão de obra no campo

Tecnologia ajuda com a falta de mão de obra no campo

14/11/2016 Paulo Figueiredo

A falta de mão de obra especializada no campo e alternativas para driblar o problema.

Um levantamento divulgado recentemente pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontou que apenas uma em cada cinco pessoas na América Latina e Caribe trabalha no campo.

De acordo com a análise, hoje existem 123 milhões de pessoas vivendo em zonas rurais, porém apenas 20% trabalham no campo. Além disso, a expectativa é que, em 2050, 90 milhões de pessoas morem em zonas rurais e apenas 13% delas exerçam a atividade.

Os números mostram que o trabalho no campo passará por grandes mudanças ao longo dos próximos anos e, consequentemente, será necessário investir em alternativas para suprir a falta de mão de obra especializada. Uma saída para esse problema é a utilização de tecnologias que ajudem a otimizar o serviço. Aliás, um dos desafios da indústria é investir no desenvolvimento de soluções de pequeno porte, que ajudem a mecanizar propriedades menores.

Por isso, cada vez mais, será preciso investir em soluções que tenham custos acessíveis, sejam de fácil manuseio, seguras, exijam menos esforço físico na operação e que garantam o aumento da produtividade no campo. A Husqvarna é um exemplo de empresa que acompanha essa tendência.

Atualmente, a marca sueca conta com soluções que, com um custo de aproximadamente R$ 10 mil, garantem ao agricultor a mecanização da plantação e o fim da escassez de mão de obra. A proposta é que, ao implantar a tecnologia dentro de uma pequena propriedade rural, o tempo de trabalho seja reduzido de forma significativa, permitindo que o pequeno produtor tenha condições de diversificar as culturas dentro de sua propriedade e ainda aumentar os seus lucros.

Entre os exemplos de tecnologias que podemos citar, estão as roçadeiras, para a limpeza entre as ruas das plantações e áreas verdes da propriedade rural; atomizadores, ideais para o lançamento de insumos agrícolas; e motocultivadores, substitutos da enxada no preparo do solo.

Ou seja, com apenas três equipamentos, é possível atuar em diferentes atividades, sem necessitar de muito esforço físico ou trabalhar por muitas horas no mesmo serviço. Nesse sentido, a mecanização com equipamentos de pequeno porte é inevitável e deve ser estimulada.

É preciso entender que a tecnologia não foi criada para substituir o trabalho do homem, ela é uma alternativa para minimizar as consequências da migração do campo para a cidade. Afinal, o agronegócio é essencial para a nossa economia, além de ser responsável pela produção de boa parte dos alimentos que chegam à mesa de todos.

* Paulo Figueiredo é consultor técnico de produtos da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes