Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia e EPIs

Tecnologia e EPIs

25/04/2022 Sergio Fukushima

Áudio e vídeo inteligente para a segurança de colaboradores de infraestrutura crítica.

Indústrias de petróleo e gás, energia ou químicas, contam com dois desafios principais: manter a operação em dia para não afetar os serviços essenciais que desempenham e proteger a integridade física dos colaboradores em todas as etapas do processo, uma vez que muitos ambientes de infraestrutura crítica têm áreas classificadas como perigosas, onde materiais inflamáveis, como líquidos, gases, vapores ou poeiras, podem estar presentes.

Quando se fala em benefícios operacionais, logo áudio e vídeo em rede aparecem como solução, contudo, juntos aos equipamentos de proteção individual (EPIs) a tecnologia é essencial para proteger a equipe de trabalho.

A evolução dos equipamentos permite com que, hoje, o nível de detalhamento das imagens somada a analíticos de vídeo que avaliam as cenas em tempo real, o setor ultrapasse as barreiras da segurança reativa para conquistar a proatividade.

Na prática, o software de análise da câmera pode identificar de maneira autônoma se os trabalhadores estão utilizando corretamente os EPIs e detectar caso alguém esteja com o material exigido incompleto.

Outra possibilidade são alarmes acionados caso alguém caia, por qualquer motivo, em áreas em que apenas uma pessoa pode entrar por vez, esta solução pode salvar vidas.

Outro ponto sobre as câmeras é que já existem opções à prova de explosão que estão de acordo com regulamentos rigorosos em relação às instalações industriais e fabris.

Isso porque, em ambientes onde há quantidades significativas de poeira, fibras, partículas suspensas no ar ou até materiais inflamáveis no geral, o risco de incêndios catastróficos está sempre presente.

As câmeras à prova de explosão são colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o perigo de que qualquer possível faísca gerada pelo equipamento cause um acidente maior.

Soma-se a essa abordagem de proteção à vida, os equipamentos de áudio IP. Por exemplo, o software de detecção de linha cruzada pode ser combinado com alto-falantes de rede para alertar os trabalhadores que se aproximam demais de áreas perigosas.

As soluções bidirecionais permitem conversar em tempo real com a equipe in loco, mesmo que a central de monitoramento fique distante - em outro setor ou até outro estado.

A vantagem é que é possível enviar as diretrizes dos procedimentos corretos para o dia a dia ou para situações de emergência de onde quer que partam, seja da sede da companhia ou de qualquer outro lugar conectado à rede.

Em suma, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são protagonistas para a proteção de todos os profissionais envolvidos na operação de infraestrutura crítica.

Contudo, a tecnologia entra para oferecer suporte e assegurar o cumprimento das regras e melhores práticas desenvolvidas ao longo dos anos.

Os próprios colaboradores têm total interesse em contar com tecnologias que respaldam a proteção à vida porque entendem que o erro de uma pessoa coloca em risco a integridade de todos. Todavia, é possível realizar esta tarefa de maneira inteligente e com melhor custo-benefício.

A Axis tem se especializado em soluções para ambientes de alto risco e a cada pessoa protegida reafirmamos nosso compromisso com a excelência.

* Sergio Fukushima é Business Development Manager da Axis Communications.

Para mais informações sobre EPIs clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Trópico Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves