Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia humanizada – Tendências do service desk

Tecnologia humanizada – Tendências do service desk

12/08/2010 Ana Paula da Costa

A prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação é crescente. Cada vez mais as empresas percebem o valor agregado em terceirizar esses serviços para especialistas e em direcionar seus esforços em seu core-business.

 Isso exige que os especialistas de TI revejam suas posturas e invistam em novos métodos de atuação. Ser um bom técnico-especialista continua sendo um importante requisito para os profissionais ligados à área, porém, só isso não basta. Agora, eles precisam estar atentos a outras habilidades que a prestação de serviço exige principalmente no que tange o bom relacionamento entre cliente e provedor.

Nesse sentido, tendências de mercado e exigências técnico-profissionais fazem com que os serviços em TI se segmentem e os fornecedores passem a oferecer não só soluções eficazes, mas opções de relacionamento e comunicação entre as frentes principais de TI: técnico X usuário.

Relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, flexibilidade para absorver novos modelos, adaptabilidade a outras culturas e criatividade para propor novas soluções são habilidades que diferenciam profissionais e ampliam a oferta de serviços. A partir daí, surge a mais recente tendência na prestação de serviços, a "Humanização da TI". 'Humanizar' os processos de TI é permitir que usuários e técnicos se comuniquem de forma mais eficiente e soluções ágeis sejam colocadas em prática para facilitar o dia a dia das duas frentes envolvidas.

O técnico deixa de ser uma figura distante do usuário e passa a ser personagem constante não só na prestação de serviços, mas também na relação diária, tanto para a solução de emergências, quanto para a orientação e instrução sobre novos programas, softwares e procedimentos internos. Devido às demandas atuais das empresas, o prestador de serviço necessita antecipar as necessidades de seus clientes, proporcionando diferencial competitivo a ambas as empresas.
E também oferecer respostas rápidas, diagnósticos precisos  sobre as falhas no sistema, suas causas, como prevenir, reparar danos e estabelecer prazos para recuperação, porém, tudo de maneira  personalizada, aproximando usuário-máquina-técnico. Não há mais espaço para se crer que somente relatórios gerenciais sirvam para avaliar e medir a satisfação dos clientes com o serviço prestado. É necessário agregar a prestação do serviço, profissionais preparados para apoiar o cliente em suas decisões estratégicas e táticas através de uma consultoria adequada à realidade de cada cliente que os permita aprimorar seus processos e, consequentemente, alcançarem melhores resultados.

Por exemplo, dentro de um outsourcing de TI, áreas como o Service Desk são estratégicas para fortalecer o relacionamento entre usuário e especialistas. Faz parte da rotina desses profissionais interagir diariamente com os usuários, compreender suas necessidades, oferecer suporte com assertividade e apoio na busca de soluções.
Esse analista deve ser um parceiro de negócios, entender que atrás de cada solicitação de um usuário existe uma meta corporativa a ser atingida e, a partir disso, se posicionar como um facilitador dos processos de TI dentro da corporação. O aprimoramento do Service Desk é o grande impulsionador de  investimentos em "User Care", que não só humaniza a relação homem-tecnologia, como afina a parceria entre corporação e prestadores de serviços ao alinhar o funcionamento do ambiente de TI à conquista das metas corporativas. Isso faz com que a demanda por serviços focados em relacionamento cresçam em todo o mercado de tecnologia. A mentalidade 'user care' surge em um momento em que a tecnologia da informação está cada vez mais ágil e as informações correm o mundo com velocidade praticamente imediata.
Ao mesmo tempo, as empresas percebem que a presença da geração Y, apesar de grande, ainda não se reflete na maior parte do quadro de seus colaboradores, o que evidencia a necessidade de um modelo flexível de suporte técnico alinhado aos funcionários e, principalmente à estratégia de negócio das companhias. Podemos esperar para os próximos anos serviços cada vez mais estratégicos e personalizados, desenvolvidos de acordo com o perfil do cliente, seu segmento de negócio e, principalmente, dos colaboradores.
*Ana Paula da Costa é Coordenaodra de Serviços de TI da Siemens IT Solutions and Services.



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira