Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tem oportunidades passando e você não vê!

Tem oportunidades passando e você não vê!

10/09/2017 Deborah Toschi

O caminho só existe quando você passa.

Essa frase faz parte de uma música do Skank. E ontem repeti isso para um cliente por algumas vezes durante nossa sessão. Enquanto ele colocava suas justificativas por não ter começado determinadas ações, eu enxergava uma preocupação aumentada da parte dele em fazer tudo perfeito.

Ele estava esperando o dia perfeito, o e-mail perfeito, o discurso perfeito, o momento perfeito, mas, quando isto acontece, você perde tantas chances sem perceber! Além de chances, você perde tempo, aprendizado, projetos, e, principalmente, a OPORTUNIDADE DE COMEÇAR. “Caminhos se abrem quando você põe o pé no caminho.”

Não haverá mágica! Então, segui por alguns momentos alertando para que ele desse o primeiro passo. Porque afinal quero ajudá-lo a construir novas oportunidades. Frio na barriga existirá sempre, mais ou menos dependendo de cada um.

Na maioria das vezes, a montanha de preocupações e achismos é maior na sua cabeça do que na dos outros. Autossabotagem, quem nunca? Então, seja lá o que você está querendo começar a mudar ou iniciar na sua jornada pessoal e profissional: ponha o pé no caminho! Pense que é a mesma coisa que se preparar para uma viagem.

Você pode ler todos os guias, reportagens, mapas e indicações sobre o lugar, mas você apenas saberá quando? Quando colocar o pé no caminho! Quando começar a viagem de fato! E por mais que você tenha planejado e estudado, você terá imprevistos, ajustes, mudança de rotas, novos planos, descobertas, desafios e por aí vai.

Então, não deixe para depois a oportunidade de dar os primeiros passos na sua jornada de mudança, autoconhecimento e desenvolvimento. Ponha o pé no caminho e garanto que você ganhará muito mais do que pensou. Mas, e se der errado? E se não for tudo o que você pensou? Pois é, pode acontecer, mas você saberá apenas quando começar os seus primeiros passos no caminho.

Eu não estaria aqui construindo meu novo caminho se eu não tivesse colocado os pés nele. Anos atrás jamais pensaria em escrever textos, gravar vídeos, fazer palestras e atender pessoas que querem ampliar seus campos de possibilidades e autoconhecimento. Eu diria para você que isso era loucura! Mas, aqui estou! E amo o que faço!

Sigo encorajando a todos que passam no meu caminho a buscar o melhor dentro delas! E viver com mais significado, compreensão, valorização de si mesmo e clareza dos verdadeiros motivos em suas vidas. Qual é o seu caminho? O que falta para dar os primeiros passos?

Compartilhe sua história comigo! Será muito gratificante poder auxiliar os seus primeiros passos para essa jornada de autoconhecimento!

* Deborah Toschi é Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute.



Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.