Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tem oportunidades passando e você não vê!

Tem oportunidades passando e você não vê!

10/09/2017 Deborah Toschi

O caminho só existe quando você passa.

Essa frase faz parte de uma música do Skank. E ontem repeti isso para um cliente por algumas vezes durante nossa sessão. Enquanto ele colocava suas justificativas por não ter começado determinadas ações, eu enxergava uma preocupação aumentada da parte dele em fazer tudo perfeito.

Ele estava esperando o dia perfeito, o e-mail perfeito, o discurso perfeito, o momento perfeito, mas, quando isto acontece, você perde tantas chances sem perceber! Além de chances, você perde tempo, aprendizado, projetos, e, principalmente, a OPORTUNIDADE DE COMEÇAR. “Caminhos se abrem quando você põe o pé no caminho.”

Não haverá mágica! Então, segui por alguns momentos alertando para que ele desse o primeiro passo. Porque afinal quero ajudá-lo a construir novas oportunidades. Frio na barriga existirá sempre, mais ou menos dependendo de cada um.

Na maioria das vezes, a montanha de preocupações e achismos é maior na sua cabeça do que na dos outros. Autossabotagem, quem nunca? Então, seja lá o que você está querendo começar a mudar ou iniciar na sua jornada pessoal e profissional: ponha o pé no caminho! Pense que é a mesma coisa que se preparar para uma viagem.

Você pode ler todos os guias, reportagens, mapas e indicações sobre o lugar, mas você apenas saberá quando? Quando colocar o pé no caminho! Quando começar a viagem de fato! E por mais que você tenha planejado e estudado, você terá imprevistos, ajustes, mudança de rotas, novos planos, descobertas, desafios e por aí vai.

Então, não deixe para depois a oportunidade de dar os primeiros passos na sua jornada de mudança, autoconhecimento e desenvolvimento. Ponha o pé no caminho e garanto que você ganhará muito mais do que pensou. Mas, e se der errado? E se não for tudo o que você pensou? Pois é, pode acontecer, mas você saberá apenas quando começar os seus primeiros passos no caminho.

Eu não estaria aqui construindo meu novo caminho se eu não tivesse colocado os pés nele. Anos atrás jamais pensaria em escrever textos, gravar vídeos, fazer palestras e atender pessoas que querem ampliar seus campos de possibilidades e autoconhecimento. Eu diria para você que isso era loucura! Mas, aqui estou! E amo o que faço!

Sigo encorajando a todos que passam no meu caminho a buscar o melhor dentro delas! E viver com mais significado, compreensão, valorização de si mesmo e clareza dos verdadeiros motivos em suas vidas. Qual é o seu caminho? O que falta para dar os primeiros passos?

Compartilhe sua história comigo! Será muito gratificante poder auxiliar os seus primeiros passos para essa jornada de autoconhecimento!

* Deborah Toschi é Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra