Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Temperatura instável e doenças respiratórias

Temperatura instável e doenças respiratórias

06/09/2017 Priscilla Pereira

Ainda é inverno e o tempo permanece instável em muitas regiões do país, ora está frio, ora calor.

Temperatura instável e doenças respiratórias

Tais mudanças bruscas na temperatura não fazem nada bem para a saúde, principalmente das crianças, que têm o organismo bem mais vulnerável do que o de um adulto.

Por isso, nessa época do ano aumenta a incidência de doenças respiratórias em bebês e crianças, o que exige muita atenção dos pais, já que alguns quadros podem levar a uma parada respiratória.

Os principais problemas relacionados ao sistema respiratório da criança são obstrução nasal (nariz entupido), sinusite, amigdalite, rinite, broncoespasmos (dificuldade para respirar por conta de inflamação nos brônquios) e asma.

Além das variações de temperatura, a baixa umidade do ar e a poluição podem favorecer o surgimento dessas doenças. Os sintomas mais comuns que sinalizam alterações respiratórias nos pequenos são tosse produtiva e persistente, febre, chiado para respirar, coriza, lacrimejamento, dificuldade para respirar e indisposição.

Para evitar, é necessário minimizar os fatores de riscos, portanto, deve-se manter ambientes ventilados e sem umidade, retirar cortinas, tapetes e pelúcias do quarto, evitar exposição à fumaça de cigarro, poeira, perfumes e produtos de limpeza, manter as mãos das crianças higienizadas e agasalha-las sempre que estiver frio.

É importante ressaltar que crianças escolares estão mais propensas a manifestarem doenças do trato respiratório, já que a transmissão ocorre diretamente. Ao notar os sintomas, os pais devem levar o menor o quanto antes ao pediatra para que seja indicado o melhor tratamento, evitando assim que o problema evolua.

Caso perceba sinais de falta de ar e cianose (cor da pele alterada para azul-arroxeada) é necessário que o bebê ou criança seja levado imediatamente ao pronto-socorro, pois ele pode estar prestes a ter uma parada respiratória, que pode levar a óbito.

* Priscilla Pereira é coordenadora do serviço de pediatra da Clínica Doktor´s (SP).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves