Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?

22/11/2018 Jamile Dabul

Quem nunca ouviu falar em Thanksgiving?

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?
Com certeza você já viu esse dia sendo celebrado em um filme ou seriado norte-americano. A cena é clássica: a família reunida em volta de uma mesa farta. Mas o que essa data representa de fato? Comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, e na segunda segunda-feira de outubro no Canadá, a celebração tem origens distintas. Contudo, desfiles pelas ruas (parades), reunir a família e amigos, refeição especial, agradecer bênçãos recebidas e passar o dia vendo futebol americano na televisão são pontos comuns dessa celebração. De um modo geral, os norte-americanos celebram o Thanksgiving de forma mais fraterna que o próprio Natal, com pratos típicos como peru (turkey), molho de cranberry (cranberry sauce) e torta de abóbora (pumpkin pie), que reúnem toda a família. Assim como outras datas, o Dia de Ação de Graças está ganhando espaço no calendário das famílias brasileiras. Em português, diz-se “Dia de Ação de Graças”, evento que vem sendo difundido no Brasil principalmente pelas escolas que ensinam língua inglesa. Isso acontece especialmente porque é extremamente relevante se aprofundar na cultura ao aprender outro idioma, pois a língua está nela incluída. Outro aspecto forte da data são as promoções: a Black Friday e também a Cyber Monday são estratégias utilizadas pelo comércio em muitos países, incluindo o Brasil. Comprar a televisão ou o telefone celular mais modernos são motivos para aguardar o Thanksgiving sem sequer dar-se conta disso. Ok! Mas...onde estão as verdadeiras “Ações de Graças”? Será que aqui, entre tantos afazeres e preparos, a família irá de fato refletir sobre as bênçãos recebidas? Em meio às ofertas e ao desejo de consumir, o filho irá fechar os olhos, respirar fundo e perceber o quanto é amado e querido? Os familiares e amigos trocarão agradecimentos? Principalmente nos Estados Unidos, muitas pessoas se reúnem nesse dia para fazer o bem, e muito possivelmente não o façam apenas nessa data. Em todo o mundo, todos os dias há professores ensinando crianças a perceberem muitos motivos para darem graças; famílias compartilhando motivos de gratidão; pessoas caminhando e agradecendo pelo ar que respiram e pela beleza na natureza. E você? Que tal pensar o Thanksgiving de uma forma diferente a partir de hoje? Uma sugestão é reunir a família, escrever em pequenos papéis algumas coisas pelas quais são gratos e guardar esses registros em uma caixinha. De tempos em tempos releiam juntos. Com certeza fará bem a todos! * Jamile Dabul é professora de língua inglesa do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria. Fonte: Pg1 Comunicação



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan