Portal O Debate
Grupo WhatsApp

TI e Marketing: uma aliança necessária

TI e Marketing: uma aliança necessária

22/08/2012 Paulo Miranda

Quando analisamos, sob a ótica de suporte tecnológico, os principais processos de negócio que constituem a operação de uma empresa, notamos que alguns desses processos recebem um excelente suporte de sistemas de TI.

Como, por exemplo: Finanças/Contabilidade; Recursos Humanos; Manufatura; Logística/ Cadeia de Suprimentos; Gerência de Projetos; Automação da Força de Vendas (SFA) e Relacionamento com Clientes (CRM). Infelizmente, para os times de marketing das empresas, os processos dessa importante área de negócios ficaram muito tempo sem receber a devida atenção dos fornecedores de tecnologia.

Por conta dessa falta de suporte eficiente, esses times tiveram que criar soluções paliativas para tentar facilitar o trabalho do dia a dia. Essas soluções, na maioria dos casos, envolvem a criação de muitas planilhas, trocas de e-mail, controles manuais e uma grande troca de documentos. Tudo isso para que esses times possam tentar gerenciar as diversas fases e atividades dos processos envolvidos na operação de uma área de marketing.

Com o crescimento do número de canais de comunicação entre empresa e consumidores, em especial nas redes sociais, entre eles blogs, Twitter, Facebook, o trabalho dos times de marketing ficou muito mais complexo. Acompanhar as campanhas, gerenciar os diversos canais de comunicação e responder rapidamente aos contatos feitos por clientes através desses vários canais só faz aumentar a necessidade de um suporte mais eficiente de ferramentas de tecnologia.

Verdade seja dita, já existe no mercado uma gama bastante grande de ferramentas voltadas para marketing. O grande problema é que elas são especializadas e não atendem de forma a suportar os processos de marketing de forma completa. É muito fácil encontrar ferramentas para monitorar redes sociais e campanhas.

Entretanto, o que é muito raro encontrar são ferramentas que tratem de forma integrada todos os principais processos de marketing. De olho no potencial de mercado e na demanda reprimida por ferramentas de suporte aos times de marketing das empresas, os fornecedores de tecnologia desenvolveram soluções que têm por base a ideia de ser um ERP (Enterprise Resource Planning) para a área de marketing, integrando de forma transparente os processos e atividades que constituem o trabalho desse time.

A essa nova categoria de ferramentas os analistas de mercado deram o nome de EMM (Enterprise Marketing Management) ou Gerência de Marketing Corporativo. O objetivo proposto por essa categoria de ferramentas é a de funcionar como uma plataforma centralizada para que os times de marketing criem, gerenciem, acompanhem e tomem decisões sobre as campanhas executadas pela empresa.

Dentre os muitos benefícios propostos estão, ainda, relacionamento com fornecedores, gerenciamento de canais de comunicação com clientes, criação de relatórios operacionais e gerenciais, além da otimização dos recursos disponíveis.

Dessa forma, o marketing pode eliminar tarefas manuais, trocas intermináveis de e-mails e planilhas de controle.

Paulo Miranda é diretor de marketing e alianças na eWave do Brasil. Há mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação, já atuou em empresas nacionais e multinacionais tais como Ci&T, grupo O Estado de São Paulo, Rational Software e IBM.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes