Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Todo dia é Dia da Mulher!

Todo dia é Dia da Mulher!

08/03/2016 Vilson Scacchetti Junior

Podem dizer que é um clichê, mas na verdade todos os dias deveriam ser Dia da Mulher.

A maioria das pessoas conhece, mesmo que vagamente, a história das operárias mortas em uma greve dentro da fábrica em que trabalhavam em 8 de março de 1857 na cidade americana de Nova Iorque.

Mas poucos sabem que somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, essa data passou a ser comemorada como Dia Internacional da Mulher, e menos ainda, que somente em 1975 foi oficializada pela ONU, tornando-se mundialmente celebrada.

Naquele longínquo 8 de março, reivindicou-se igualdade, respeito e condições dignas de trabalho. A manifestação terminou com a morte violenta de 130 mulheres, vítimas da repressão.

Mas não quero expressar uma posição política ou social sobre o que mudou de lá pra cá, mas na iminência da data, faço uma reverência a um dia histórico.

Na verdade, a melhor homenagem às mulheres seria listar suas virtudes na vida cotidiana, como a força e a dedicação delas quando adoecem e precisam manter tudo funcionando como se nada estivesse acontecendo; a competência no cumprimento aos seus compromissos, sempre com a maior atenção aos detalhes; e a firmeza e a delicadeza para lidar com momentos difíceis.

Aos homens, sejam maridos, namorados, filhos ou irmãos, só resta elogiar cada sorriso brilhante, o olhar penetrante, o momento em que seus cabelos esvoaçantes nos controlam. Lembrar como somos facilmente persuadidos pelos seus pedidos e como somos convencidos com aquela doçura da voz.

Muitas vezes nos iludimos bradando aos ventos, aos cantos, aos amigos, muitas vezes aos prantos, que somos dominantes. Até o momento, mesmo que inconstante, em que uma delas resolve agir. Relutamos uma, duas, três... 12 vezes se preciso for, mas no final nos rendemos aos seus encantos.

Podem dizer que é um clichê, mas na verdade todos os dias deveriam ser Dia da Mulher. Por tudo mais que elas sabem fazer, por aquele beijo na testa antes de deitar, ou pelo carinho nos cabelos para nos acalmar, ou quando elas completam uma frase só de ver a gente pensar.

Não cabe a comparação, muito menos competição entre homem e mulher. Cabe sim a constatação de que, seja como for, a mulher sempre faz com mais amor.

A elas dedico esse texto, uma pequena homenagem como se lhes trouxesse uma flor.

* Vilson Scacchetti Junior é Analista de suporte em tecnologia da informação do grupo Vitae Brasil, profissional Certificado Microsoft - Gestão em TI.



Insetos na dieta

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em 130 países já comem insetos regularmente.


Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.