Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Trem-bala: o progresso acelerado

Trem-bala: o progresso acelerado

19/07/2010 Divulgação

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 12 de julho, a aprovação do processo de concessão do projeto do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A medida, anunciada pelo Conselho Nacional de Desestatização (CND), era o último detalhe burocrático que impedia a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de publicar o edital de licitação.

Ficou estabelecido que a licitação será feita por meio de leilão na BM&FBovespa, e o julgamento será baseado no menor valor da tarifa-teto (o valor máximo de R$ 0,49 por quilômetro). Também foi definido que a União constituirá uma empresa pública por ela controlada, que deterá participação acionária em Sociedade de Propósito Específico (SPE), a quem será outorgada a exploração da concessão. A menos que ocorram atrasos e imprevistos, o Brasil se tornará o primeiro país sul-americano com esse serviço.

Trata-se de uma notícia auspiciosa, pois o trem-bala costuma levar progresso por onde quer que passe. Tanto é que o Japão, pioneiro nesse tipo de transporte – seu primeiro trem-bala tem 45 anos –, está investindo em sua expansão. A idéia é usá-lo para conectar todo o país. Hoje, os japoneses contam com 2176 quilômetros de linhas prontas e outros 589 quilômetros em construção.

A experiência mostrou que o impacto é especialmente positivo nas cidades menores, pois a presença das estações favorece a migração de pessoas, ajuda a criar empregos e favorece a integração do município com o restante do País. Graças a esses fatores, o desenvolvimento econômico é mais acelerado.

No Japão, a estratégia utilizada para criar um número maior de estações foi investir em três tipos de trens: o expresso, que liga grandes cidades sem fazer paradas; o intermediário, que para nas cidades principais; e um terceiro tipo, que para em todas as estações. Seguir esse modelo seria muito benéfico para o Brasil, que também deve se pautar pelo exemplo japonês na elaboração de um planejamento em níveis federal e municipal, de modo a garantir que as cidades envolvidas recebam de forma controlada o impacto das estações.

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.