Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Três anos para a eternidade

Três anos para a eternidade

06/10/2017 Dom João Mamede Filho

Campanha global já conseguiu retirar mais de US$ 5,2 trilhões de investimentos em energia suja.

Considerada por ambientalistas do mundo todo como a “Encíclica Verde”, a Laudato Si tornou-se uma obra lida por cristãos e não cristãos em todos os cantos do mundo. Nela o Papa Francisco convoca a todos a cuidar da nossa “Casa Comum” e de tudo que nela existe.

Em seu chamado, o papa reforça que o planeta é um bem comum a ser preservado e resguardado. Portanto, é nosso dever evitar toda atividade humana que possa degradar, poluir ou apresentar qualquer tipo de ameaça e risco a ele e a quem o habita.

A Laudato Si traz também um forte e insistente apelo para que haja uma guinada rumo a um novo modelo energético e de desenvolvimento, que deixe os combustíveis fósseis no passado. Por serem estas as fontes de energia que mais emitem gases do efeito estufa, elas intensificam as mudanças climáticas, poluem, adoecem e matam.

É importante lembrar que, no princípio da criação, é estabelecida uma relação orgânica entre todos os seres vivos. Tudo o que existe está correlacionado e coexiste de forma sustentável e integral. Mas ao optar por energias sujas como as fósseis, que carregam consigo um rastro de destruição, nos desconectamos do que está ao nosso redor e ignoramos o mal que isso pode causar a nós mesmos e a nossos semelhantes.

Poderíamos nos perguntar, então: “Quando foi que perdemos essa comunhão universal entre todas as formas de vida?” Mas acredito que a pergunta para a qual devemos buscar uma resposta hoje é: “O que podemos fazer?” Ou ainda: “O que devemos fazer para retomar essa comunhão integral ora perdida?”

A Laudato Si já nos aponta uma saída, quando cita, nos números 13 e 14, que as energias renováveis são o caminho para um desenvolvimento sustentável e integral, que mantenha o planeta em equilíbrio, e afirma que todos podemos colaborar, cada um a partir de suas próprias experiências, culturas, iniciativas e capacidades. Os tempos atuais clamam por novas atitudes, novos modos de vida, mais responsáveis, conscientes e igualitários.

Necessitamos de mais diálogo e mais comunhão. Ao ignorar barreiras políticas, territoriais, de cor, de raça ou de credo, as mudanças climáticas unem o mundo pelo sofrimento compartilhado. Para combatê-las, necessitamos manter essa união e transformá-la em uma ação que também seja coletiva, global, comum, e que envolva todos os setores da sociedade em todas as partes do globo.

Há alguns meses, um grupo de respeitados cientistas lançou o alerta de que, caso as emissões de gases-estufa não comecem a cair até 2020, pode ser tarde demais para que a humanidade consiga cumprir as metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris: a de limitar o aumento da temperatura global a pelo menos 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Isso quer dizer que temos apenas três anos antes que seja tarde demais para salvar o planeta dos piores efeitos do aquecimento global, ainda mais severos do que os que temos vivenciado atualmente. Caso isso não ocorra, variações climáticas imprevisíveis podem causar impactos devastadores, como o aumento dos níveis dos mares, que podem arruinar cultivos pelo mundo inteiro e afetar enormemente as regiões mais populosas do globo, como as áreas costeiras.

Iniciativas que libertem a sociedade da escravidão da cultura do consumo e do lucro a qualquer custo, que têm impactado severamente a nossa Casa Comum, são imprescindíveis. O modelo econômico baseado no uso intensivo de carvão, petróleo e gás, que está no centro do sistema energético mundial, ameaça a sobrevivência do planeta e de suas populações.

Visando mudar isso, no dia 04 de outubro de 2016, Dia de São Francisco de Assis, a Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná, se tornou a primeira diocese e a primeira instituição da América Latina a aderir à campanha global pelo desinvestimento em combustíveis fósseis. Foi o maior anúncio conjunto feito pelo segmento religioso até então.

Um ano depois, mais 40 instituições nos cinco continentes, que representam diferentes campos, desde locais sagrados até entidades financeiras da hierarquia da Igreja, se unem ao chamado pelo desinvestimento. Isso mostra a força do movimento, que já conseguiu retirar mais de US$ 5,2 trilhões de investimentos em combustíveis fósseis em todo o mundo.

Através de mobilizações pacíficas e conscientes, temos seguido o caminho do combate às práticas exploratórias que ameaçam a vida e o bem comum. Promovemos uma agenda de baixo carbono que possibilite gerar uma nova consciência para uma nova economia energética baseada em fontes limpas, justas, livres e acessíveis para todos.

Neste 04 de outubro de 2017, rogo ao padroeiro da ecologia e dos ecologistas, e meu patrono, para que interceda por nós, a fim de seguirmos firmes nessa árdua caminhada rumo à eternidade. “Louvado Sejas.”

* Dom João Mamede Filho é bispo da Diocese de Umuarama, membro do Grupo de Trabalho da Igreja e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre