Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Trump, Brexit, Dória, Venezuela e Le Pen

Trump, Brexit, Dória, Venezuela e Le Pen

29/04/2017 João Paulo Vani

É curioso observar a guinada à direita que vem sendo dada em todo o cenário político mundial.

No final da tarde de 23 de abril, os jornais de todo o mundo noticiaram o resultado do primeiro turno das eleições francesas: Marine Le Pen e Emmanuel Macron disputarão no próximo dia 7 de maio o segundo turno pela presidência da França e, de acordo com alguns jornais, o destino da Europa.

Pela primeira vez desde a reforma constitucional de 1958, os partidos Socialista e Republicano ficaram de fora da disputa pelo pleito presidencial francês. Tão logo os resultados foram divulgados, o jovem centrista Macron, de apenas 39 anos, recebeu apoio de candidatos derrotados, em uma clara tentativa de se formar uma “frente republicana”, coalisão de esquerda, centro e direita versus a extrema-direita que Marine Le Pen e a Frente Nacional – fundada por seu pai, Jean Marie Le Pen – representam, classe política acusada de xenofobia e protecionismo.

Le Pen viabiliza sua chegada ao poder ao criticar o atual governo e mostrar caminhos que levam ao lado oposto: o nacionalismo econômico; a proposta batizada de “Frexit”: um referendo que poderia levar a França a abandonar a União Europeia e a zona do Euro, a exemplo do que aconteceu na Inglaterra; a repressão ao que chama de “perigos islâmicos”.

Dos possíveis desdobramentos das propostas de Le Pen, dizem os especialistas, está o fim da União Europeia. É no mínimo curioso observar a guinada à direita que vem sendo dada em todo o cenário político mundial.

Donald Trump, presidente americano com pouco mais de 100 dias de governo já parece ter mostrado, com clareza suficiente, sua plataforma de governo: nacionalista, cujo discurso a todo momento promete “devolver o poder ao povo”, clara menção à dicotomia nós versus eles, como se o governo anterior tivesse usurpado os americanos, enfraquecido a hegemonia americana e, por isso, é dele a responsabilidade de fazer com que os Estados Unidos assumam novamente seu lugar no cenário internacional – “Make America great again”, vem repetindo ele à exaustão desde sua campanha.

Na Venezuela, o sonho socialista parece naufragar em um país carente de tudo: após o povo eleger representantes oposicionistas ao governo, Nicolás Maduro – o sucessor de Hugo Chávez, tentou manipular o Supremo Tribunal Federal a dissolver o Congresso e o que se viu foi uma sequência de acontecimentos que levaram o país à beira do caos. Não fosse a pressão exercida pela comunidade internacional, tal medida não teria sido revertida.

A repressão à livre manifestação e a violência nas ruas da Venezuela, de certa forma, são ingredientes já esperados na receita explosiva que contém, ainda: confisco de propriedade privada de multinacionais como a GM, carência de medicamentos, comida e produtos de higiene pessoal. Com milhares de manifestantes indo às ruas de Caracas, pouco a pouco a resistência da cidade dividida vai cedendo, ainda que tal conquista já tenha custado a vida de pelo menos 20 jovens nas últimas semanas.

Caracas não tem e nunca teve um muro com o de Berlim, mas a divisão entre a “cidade leste” e a “cidade oeste” foi até bem pouco tempo preservada pela força policial, que por fim, acabou cedendo à força do povo. A escassez de produtos que compõem o rol mínimo para a sobrevivência digna ainda é uma realidade.

Os residentes na fronteira entre Venezuela e Colômbia conseguem, de tempos em tempos, com a abertura da fronteira por algumas horas, abastecer minimamente suas casas, privilégio de uma minoria geograficamente favorecida.

Em todos os casos até aqui citados, o povo vem tentando, por meio do voto, renovar os governos, deixando as propostas mais à esquerda do espectro político para trás: nos Estados Unidos, elegeram Trump, em oposição às políticas de Obama; na França, o segundo turno entre um candidato liberal e um nacionalista revela que o povo francês quer renovação e, na Venezuela, as urnas deram o recado, ainda que o governo tenha buscado manobras para reverter isso.

No Brasil, em meio à avalanche de denúncias e processos contra políticos presentes no cenário do poder desde sempre, quem vem se destacando é o prefeito que refuta o rótulo de político e se autodenomina gestor: João Dória Jr.

O empresário eleito com 55% dos votos para governar a maior cidade – e o maior orçamento municipal do país, vem se destacando pelos seus feitos, e por todo o marketing que os enaltece: os primeiros 100 dias de gestão foram marcados pelo sucesso de projetos como “São Paulo Cidade Limpa”, “Corujão da Saúde” e as parcerias entre poder público e iniciativa privada.

Recentemente cotado pela imprensa como possível candidato ao Planalto, Dória pode vir a ser o Macron brasileiro nas eleições de 2018: a alternativa tupiniquim à renovação, deixando para trás caciques que chafurdam na lama da corrupção, não permitindo na Terra Brasilis a ascensão de uma extrema direita.

* João Paulo Vani é presidente da Academia Brasileira de Escritores.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado