Portal O Debate
Grupo WhatsApp

TV Itacolomi I

TV Itacolomi I

13/01/2006 Floriano de Lima Nascimento

Em novembro de 1955, em mais uma iniciativa ousada de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados, foi inaugurada em Belo Horizonte a TV Itacolomi – à época a mais moderna e bem equipada emissora de TV da América do Sul. Cinco anos antes, havia entrado no ar a TV Tupi de São Paulo (1950) e, logo depois, a TV Tupi do Rio de Janeiro (1952).

Exatamente às 19h30, do dia 8 de novembro daquele ano, entrou no ar a voz do locutor Bernardo Grimberg, dando início à programação da emissora. O acontecimento foi um marco tanto na cultura quanto no comportamento da população das Alterosas. Assistia-se a uma revolução trepidante no campo da comunicação, a maior reviravolta ocorrida desde a “Era do rádio”, que havia empolgado o cenário brasileiro nos anos 30 e 40.

O impacto da televisão em Belo Horizonte, e, mais tarde, em outras cidades do Estado foi enorme, pois a população, acostumada ao dia-a-dia de uma cidade ainda pacata, em que o bonde era o principal meio de transporte e as notícias mais importantes, além do rádio e dos jornais, só chegavam aqui semanalmente pelas páginas da revista “O Cruzeiro”, (outra realização grandiosa de Chateaubriand), passou a receber a influência de um veículo até então desconhecido, que ao mesmo tempo fascinava e intimidava as pessoas. A colunista Daniela Mata Machado lembrou que “telejornalismo, programas de auditório infantis e uma inesquecível dramaturgia – memorável sobretudo pelas montagens do Grande Teatro Lourdes – fizeram história na emissora”. 

Em entrevista concedida ao repórter Jorge Fernando dos Santos, o falecido diretor-geral da montagem do departamento teleteatral da TV Itacolomi Otávio Cardoso afirmou que “a coqueluche daquela época ainda era o radioteatro ou o teatro cego, como também era chamado”. Para ele, foi interessante experimentar a novela na TV: “Eram produções pequenas, tendo entre cinco a 40 capítulos, não essas novelas quilométricas de hoje”. Atores como Lea Delba, Vicente Prates, Keffel Filho, Wanda Marlene, João Batista Bacalhau e o próprio Otávio Cardoso seriam revelados no cast da emissora.

No telejornalismo, a TV Itacolomi retransmitiu, por muitos anos, o primeiro grande jornal televisivo do país, o “Repórter Esso”, que levava ao ar, com a apresentação de Herón Domingues, Gontijo Teodoro e outros jornalistas, notícias nacionais e internacionais. 

Floriano de Lima Nascimento - Ocupante da Cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais



Defensoria Pública da União x Conselho Federal de Medicina

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou Ação Civil Pública contra o Conselho Federal de Medicina (CFM), objetivando a condenação por danos morais coletivos no importe, pasmem senhores leitores, não inferior a R$ 60.000.000.00 (sessenta milhões de reais).


Diálogo em vez de justiça

Viver felizes para sempre parece ser um privilégio exclusivo dos casais formados nos contos de fadas.


Salvar a dignidade também é salvar a vida

Quando recebemos o diagnóstico de uma doença grave, crônica ou que ameace a vida, muita coisa muda.


Imunização pode garantir o retorno das gestantes ao trabalho

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2.058/21, que visa autorizar o retorno de gestantes ao trabalho presencial após imunização completa contra a Covid-19.


Selic mais alta não intimida mercado imobiliário

O setor imobiliário brasileiro surpreendeu os especialistas mais experientes e, durante a pandemia, foi um dos agentes responsáveis por manter a economia brasileira aquecida.


Vai sair do papel? Reforma Tributária deve ter votação rápida

Estamos a um ano das eleições nacionais. Isso pode soar como pouco tempo, mas, considerando o panorama político, é sensato dizer que ainda não aconteceu nada em termos de definições partidárias.


Que ingratidão…

Durante o tempo que fui redactor de jornal local, realizei numerosas entrevistas a figuras públicas: industriais, grandes proprietários, políticos, artistas…


Empresa Cooperativa x Empresa Capitalista

A economia solidária movimenta 12 bilhões e a empresa cooperativa gera emprego e riqueza para o país.


O fundo de reserva nos condomínios: como funciona e a forma correta de usar

O fundo de reserva é a mais famosa e tradicional forma de arrecadação extra. Normalmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado ao fundo.


E se as pedras falassem?

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!


Smart streets: é possível viver a cidade de forma mais inteligente em cada esquina

De acordo com previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050.


Quem se lembra dos velhos?

Meu pai, quando se aposentou, os amigos disseram: - " Entrastes, hoje, no grupo da fome…"