Portal O Debate
Grupo WhatsApp


TV Itacolomi II

TV Itacolomi II

14/01/2006 Floriano de Lima Nascimento

“Não existe hoje, fora da bomba atômica, reação maior na sensibilidade de um meio coletivo do que a televisão”. (Assis Chateaubriand, 10-11-55)

O mais completo documento sobre a TV Itacolomi, a primeira emissora de TV de Minas Gerais, é uma monografia feita em 1991 no curso de Jornalismo da PUC Minas, intitulada “A produção cultural da TV Itacolomi”. Elaborada por universitários e acrescentando notas pessoais do ex-superintendente José de Oliveira Vaz, a monografia transformou-se, em 1995, no livro “Sempre na liderança”, editado pelo Estado de Minas. Mais tarde outras publicações incumbiram-se de enriquecer a história da emissora. Tupi- Pioneira da televisão brasileira, de autoria do jornalista José de Almeida Castro, da TV Itacolomi; Segregação, memória oral e nenhum videoteipe (revista Ordem, Desordem da PUC Minas). No ano de 1994, o jornalista André Lacerda defendeu tese sobre a produção jornalística da TV Itacolomi, em que avaliou o jornalismo ali praticado entre os anos de 1969 e 1980, quando ocorreu o encerramento das atividades da emissora. 

Podem ainda ser mencionados outros trabalhos, ricos em informações, sobre a saga da TV Associada em Minas, como “Itacolomi – uma crônica em cem fotos”, escrito pelo ex-funcionário da emissora Carlos Fabiano, com uma seleção de mais de 7 mil fotos dos primeiros anos de TV ao vivo em nosso Estado. Há também dezenas de horas de entrevistas gravadas com documentos, fotografias e depoimentos de artistas, jornalistas, funcionários e telespectadores da programação do antigo Canal 4. 

No artigo “Televisão à mineira”, o jornalista Sílvio Ribas comenta que, no Brasil, a televisão ganhou importância surpreendente: “Com a sua exagerada influência, ela informa, distrai, educa e ainda dita costumes a milhões de pessoas de todas as classes sociais (...) mas o que poucos sabem é que foi em Minas que o novo meio de comunicação introduzido pelo ‘Velho Capitão’ dos Diários e Emissoras Associados deu importantes passos para se consolidar como arte, técnica e fenômeno social”. 

No primeiro artigo desta série, relembramos o grande impacto da TV na ainda pacata Belo Horizonte. No princípio, poucas pessoas adquiriram seus aparelhos receptores. Contentavam-se em assistir à programação nas casas de vizinhos e parentes. Para incentivar as compras, as lojas que vendiam eletrodomésticos incentivaram os recalcitrantes a abandonarem a condição de “televizinhos” e comprarem seus próprios aparelhos. Quando isso aconteceu, as ruas ficaram vazias, pois todo o mundo tinha encontro marcado com os seus programas prediletos. A TV Itacolomi, além do inesquecível indiozinho que anunciava a programação, colocava no ar jingles sedutores como este: “TV Itacolomi / Sempre na liderança / Canal 4, Belo Horizonte / Minas Gerais...”

Floriano de Lima Nascimento - Ocupante da Cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais



Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.


“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.


A despolitização do Supremo Tribunal Federal

Não pode funcionar bem e com total isenção uma corte ou tribunal de indicação e nomeação política.