Portal O Debate
Grupo WhatsApp


TV Itacolomi II

TV Itacolomi II

14/01/2006 Floriano de Lima Nascimento

“Não existe hoje, fora da bomba atômica, reação maior na sensibilidade de um meio coletivo do que a televisão”. (Assis Chateaubriand, 10-11-55)

O mais completo documento sobre a TV Itacolomi, a primeira emissora de TV de Minas Gerais, é uma monografia feita em 1991 no curso de Jornalismo da PUC Minas, intitulada “A produção cultural da TV Itacolomi”. Elaborada por universitários e acrescentando notas pessoais do ex-superintendente José de Oliveira Vaz, a monografia transformou-se, em 1995, no livro “Sempre na liderança”, editado pelo Estado de Minas. Mais tarde outras publicações incumbiram-se de enriquecer a história da emissora. Tupi- Pioneira da televisão brasileira, de autoria do jornalista José de Almeida Castro, da TV Itacolomi; Segregação, memória oral e nenhum videoteipe (revista Ordem, Desordem da PUC Minas). No ano de 1994, o jornalista André Lacerda defendeu tese sobre a produção jornalística da TV Itacolomi, em que avaliou o jornalismo ali praticado entre os anos de 1969 e 1980, quando ocorreu o encerramento das atividades da emissora. 

Podem ainda ser mencionados outros trabalhos, ricos em informações, sobre a saga da TV Associada em Minas, como “Itacolomi – uma crônica em cem fotos”, escrito pelo ex-funcionário da emissora Carlos Fabiano, com uma seleção de mais de 7 mil fotos dos primeiros anos de TV ao vivo em nosso Estado. Há também dezenas de horas de entrevistas gravadas com documentos, fotografias e depoimentos de artistas, jornalistas, funcionários e telespectadores da programação do antigo Canal 4. 

No artigo “Televisão à mineira”, o jornalista Sílvio Ribas comenta que, no Brasil, a televisão ganhou importância surpreendente: “Com a sua exagerada influência, ela informa, distrai, educa e ainda dita costumes a milhões de pessoas de todas as classes sociais (...) mas o que poucos sabem é que foi em Minas que o novo meio de comunicação introduzido pelo ‘Velho Capitão’ dos Diários e Emissoras Associados deu importantes passos para se consolidar como arte, técnica e fenômeno social”. 

No primeiro artigo desta série, relembramos o grande impacto da TV na ainda pacata Belo Horizonte. No princípio, poucas pessoas adquiriram seus aparelhos receptores. Contentavam-se em assistir à programação nas casas de vizinhos e parentes. Para incentivar as compras, as lojas que vendiam eletrodomésticos incentivaram os recalcitrantes a abandonarem a condição de “televizinhos” e comprarem seus próprios aparelhos. Quando isso aconteceu, as ruas ficaram vazias, pois todo o mundo tinha encontro marcado com os seus programas prediletos. A TV Itacolomi, além do inesquecível indiozinho que anunciava a programação, colocava no ar jingles sedutores como este: “TV Itacolomi / Sempre na liderança / Canal 4, Belo Horizonte / Minas Gerais...”

Floriano de Lima Nascimento - Ocupante da Cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais



A responsabilidade dos adultos: o melhor presente

Um historiador disse certa vez que nossa relação com o tempo se dá em torno de dois campos: a experiência e a expectativa.


Muita tecnologia, pouca sabedoria

No dia 3 de setembro de 1989, o comandante Cezar Garcez pilotava o Boeing 737-200 da Varig, na rota São Paulo-Belém, com 48 passageiros e seis tripulantes.


A pandemia e a salvação nacional

A pandemia do coronavírus é mais um flagelo da humanidade.


A Covid-19 e o saneamento

A pandemia do novo coronavírus assusta o mundo pelos impactos na saúde, economia e no bem-estar social.


Cenários para o Brasil: isolamento vertical ou horizontal?

Nos últimos dias foi estabelecido um debate na sociedade brasileira entre duas opções de combate ao impacto do novo coronavírus no país.


Saiba como não entrar em desespero com as oscilações do mercado financeiro

A história demostra que crises passam e acabam beneficiando aqueles que mantêm a racionalidade no lugar da emoção.


O Diabo: o que foi e o que é

Certa noite de Outono, em amena conversa com familiar, este, declarou-me, parecendo sincero:


Liderança: o eterno desafio

A definição mais divulgada de liderança diz que liderar é a capacidade de influenciar e convencer pessoas.


Os requisitos da opinião

O ignorante tem opinião sobre tudo. O sábio, somente sobre o que ele conhece.


Entre a pandemia e o desemprego

A crise de saúde mundial provocada pelo novo coronavírus, agora assentada no Brasil, com um quadro de evolução severo, tem trazido pânico desmedido a toda população.


Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Acima do preço.

“Vendedor acumula 17 mil garrafas de álcool em gel, mas não pode mais vendê-las”, diz a manchete do jornal.


O que podemos aprender com Tom Brady?

Qual o principal atributo de um verdadeiro líder?