Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um amor de pijama

Um amor de pijama

09/11/2020 Carlos Alberto Holdefer

Com a chegada da pandemia, muita coisa mudou.

Famílias não podem passar os finais de semana juntos e a população é orientada a sair o mínimo possível de suas casas, visto o número de casos de covid-19 no mundo todo. O que antes era corriqueiro, hoje mudou de formato.

Os almoços de domingo acontecem separadamente e os contatos são por meio de chamadas de vídeos, ligações ou por mensagem em aplicativos de mídias sociais.

Nossas casas ou apartamentos se tornaram nosso escritório e neste cenário surgiu um personagem que passou a fazer parte da rotina de boa parcela da população: o pijama.

Essa peça de vestuário que antes era lembrado somente no momento de dormir, hoje insiste em passar o dia nos fazendo companhia, se tornando um grande caso de amor.

Tem de todas as cores, modelos e texturas. Seja ele de bolinha, listrado, colorido, com orelhinhas e estampas do animal preferido ou aqueles básicos, para os seus amores mais casuais.

Devo salientar que, se não tomarmos cuidado, esta relação passa a ser abusiva, tornando-se o único look a ser vestido por dias seguidos.

Para quem está em home office é importante evitar esse costume, pois descaracteriza o momento de trabalho, ainda que todas as demandas sejam realizadas.

Algumas sugestões para se afastar desse relacionamento conturbado com o pijama é acordar mais cedo, fazer uma atividade física, alongar-se, tomar um bom banho, passar aquele perfume preferido, vestir uma roupa adequada para o seu trabalho, aquela maquiagem profissional e iniciar a sua jornada.

Essas atitudes despertam maior interesse pelo trabalho, pois ativam o “modo produção”. Também evitam aquelas correrias quando o nosso “chefe” convoca uma reunião emergencial e a correria está instaurada.

É importante sentir-se produtivo criando um ambiente corporativo. Isso auxilia para que nosso cérebro não confunda os momentos de lazer e descanso com os momentos de compromisso com o trabalho.

O lazer é uma necessidade do ser humano por combater o stress mental e psicológico, o que é tão importante quanto manter uma boa saúde física.

Os tempos são difíceis, porém com calma, cuidado e equilíbrio emocional essa fase pode ser encarada de forma mais amena e a tempestade de emoções e preocupações vai embora junto com esse vírus que transformou comportamentos, atitudes e sentimentos, até com o nosso pijama.

* Carlos Alberto Holdefer é professor dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado