Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um projeto urgente para o Vetor Norte

Um projeto urgente para o Vetor Norte

19/06/2013 Floriano de Lima Nascimento

Ao planejar o traçado da Avenida do Contorno, o engenheiro Aarão Reis colocou-se entre os grandes nomes da engenharia nacional.

Ele foi o responsável pelo traçado da Avenida do Contorno, que delimitou a área urbana da Capital de Minas Gerais. Com o passar do tempo, ocorreu, como não poderia deixar de ser, a expansão da cidade. A construção do Aeroporto de Confins redimensionou a área urbana da Capital, cujos limites extrapolaram completamente o traçado original, tornando realidade o Vetor Norte, uma nova fronteira para a cidade.

Visto do alto, rodeada por montanhas e coberta pela vegetação, a Região Norte revela uma nova dimensão de Belo Horizonte, à qual se integra um maravilhoso espaço, que permite sonhar com um redimensionamento incapaz de ser imaginado há alguns anos.

Poucas capitais brasileiras podem contar com tão extraordinária possibilidade de mudar e se renovar, com o aproveitamento de um novo espaço. Ao passar pela região chamada de Vetor Norte, desperta a nossa atenção, em primeiro lugar, a beleza natural, formada pela mata verde, pontilhada pelo arvoredo. Basta um pouco de imaginação para criar ali um ambiente em que a funcionalidade possa conviver com as belezas naturais, criando-se, junto com as novas construções, uma área propícia ao esporte e ao lazer.

O que ali se prefigura, com um pouco de imaginação, é uma fronteira do novo, capaz de rejuvenescer a vida de uma capital envelhecida e desgastada por fatos como o excesso de construções e pelo excesso de trânsito, onde sobra pouco espaço para se desfrutar a natureza. Que a imaginação criadora inspire os projetos que irão configurar o espaço do Vetor Norte. Que o verde e os espaços de lazer possam compor ali cenários de uma região que, lado a lado com o progresso, possa introduzir cenários de beleza e lazer para a sacrificada população da Região Metropolitana de BH. E, sobretudo, que se preserve o verde que, naquela região, é de uma beleza estonteante...



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.