Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Um projeto urgente para o Vetor Norte

Um projeto urgente para o Vetor Norte

19/06/2013 Floriano de Lima Nascimento

Ao planejar o traçado da Avenida do Contorno, o engenheiro Aarão Reis colocou-se entre os grandes nomes da engenharia nacional.

Ele foi o responsável pelo traçado da Avenida do Contorno, que delimitou a área urbana da Capital de Minas Gerais. Com o passar do tempo, ocorreu, como não poderia deixar de ser, a expansão da cidade. A construção do Aeroporto de Confins redimensionou a área urbana da Capital, cujos limites extrapolaram completamente o traçado original, tornando realidade o Vetor Norte, uma nova fronteira para a cidade.

Visto do alto, rodeada por montanhas e coberta pela vegetação, a Região Norte revela uma nova dimensão de Belo Horizonte, à qual se integra um maravilhoso espaço, que permite sonhar com um redimensionamento incapaz de ser imaginado há alguns anos.

Poucas capitais brasileiras podem contar com tão extraordinária possibilidade de mudar e se renovar, com o aproveitamento de um novo espaço. Ao passar pela região chamada de Vetor Norte, desperta a nossa atenção, em primeiro lugar, a beleza natural, formada pela mata verde, pontilhada pelo arvoredo. Basta um pouco de imaginação para criar ali um ambiente em que a funcionalidade possa conviver com as belezas naturais, criando-se, junto com as novas construções, uma área propícia ao esporte e ao lazer.

O que ali se prefigura, com um pouco de imaginação, é uma fronteira do novo, capaz de rejuvenescer a vida de uma capital envelhecida e desgastada por fatos como o excesso de construções e pelo excesso de trânsito, onde sobra pouco espaço para se desfrutar a natureza. Que a imaginação criadora inspire os projetos que irão configurar o espaço do Vetor Norte. Que o verde e os espaços de lazer possam compor ali cenários de uma região que, lado a lado com o progresso, possa introduzir cenários de beleza e lazer para a sacrificada população da Região Metropolitana de BH. E, sobretudo, que se preserve o verde que, naquela região, é de uma beleza estonteante...



O gestor educacional na era da inovação: lugar da teoria e da prática

Maquiavel em sua obra celebre “O Príncipe” preconiza que para conhecer a natureza do povo é necessário ser príncipe, e para conhecer a natureza dos príncipes é necessário ser do povo.


Desenvolvimento de carreira: cuide sempre de você!

Atuo há mais de vinte anos como headhunter e em projetos de desenvolvimento de lideranças e carreiras com executivos e profissionais especializados.


A ilusão da egolatria: você sabe com quem está falando?

Episódios de pessoas que se julgam superiores e acima da lei, infelizmente têm se tornado comuns na sociedade brasileira.


O rádio, a TV e a “live”

Os brasileiros de média (ou avançada) idade, viveram no tempo em que o rádio era o todo poderoso meio de comunicação.


Tão próximos e tão distantes

Não há dúvidas de que a internet mudou a realidade da maior parte do mundo.


Onde querem colocar o dinheiro da Educação?

No país de bons brasileiros perguntamos: onde querem colocar o dinheiro da Educação?


Um novo normal essencial; um velho normal desejado

Ver sorrisos, estar dentro de abraços, realizar eventos e trazer alegria…


Criptomoedas: O dinheiro do futuro ou o futuro do dinheiro?

Seja qual for futuro dos meios de pagamento, fato é: não podemos desprezar que as criptomoedas mudaram a maneira com que nos relacionamos com o dinheiro.


A polêmica nota de R$200,00

No dia 29 de julho de 2020, foi anunciado pelo Banco Central (BACEN) que, em agosto, será colocada em circulação a nota de R$200,00, que incorporará a imagem do lobo-guará.


Recalibrando sua estratégia de prevenção de fraudes para a nova realidade

Tal qual um automóvel, a detecção de transações criminosas em uma organização deve passar por revisões periódicas para aumentar sua eficiência.


Em tempos de pandemia, gestão de pessoas não é conversa, é ciência

Sou um curioso da gestão de pessoas. Ao longo desses anos como gestor, aprendi muito com os profissionais de recursos humanos com quem tive a honra de trabalhar.


Combatendo a violência contra a mulher

Na pandemia, houve o triste aumento de casos de violência contra a mulher.