Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma bandalheira dessangra o Brasil há mais de 60 anos

Uma bandalheira dessangra o Brasil há mais de 60 anos

16/09/2017 Amadeu Roberto Garrido de Paula

Muito bem oculta. Por gente que sabe esconder as falcatruas. Numa caverna de silêncio absoluto.

Hoje esse silêncio foi rompido por um caderno publicitário de 4 páginas em importante e crível jornal brasileiro. Porém, enviesadamente, sob a tática de não expor o coração ao inimigo, como se faz nas guerras com a tática do diversionismo.

Expõe-se, no terreno caótico das batalhas, um alvo falso. Ou mais defensável. Preserva-se o necessário. Getúlio Vargas, com sua habilidade incurial de manipular trabalhadores e patrões, criou o "sistema s", que, hoje, é composto do Senais e mais 10 entidades, do comércio, do transporte etc. Seria cansar o leitor denominar todos eles.

A bandalheira é muito fácil de perceber, apesar de sempre oculto o fato numa floresta negra. Getúlio emitiu decretos-leis (legislação do autoritarismo), pelo qual criou os primeiros sistemas de serviços em favor dos "trabalhadores do Brasil". Para melhorar suas vidas no campo da educação profissional, da alimentação, do transporte, do lazer e de outras imposições da existência. Tudo custa.

Assim, criou um tributo sobre a folha de salário, devido por todos os empregadores. "Rectius", pela população consumidora. Não há imposto não repassado ao preço final dos produtos, tudo vem de nossos bolsos, que trabalhamos mais de seis meses para ancorar os impostos. Vide o "impostômetro" da FIESP. Assim como os trabalhadores têm seus sindicatos, tão demonizados nos últimos tempos, os empregadores também os tem.

De primeiro, segundo e terceiro grau: sindicatos, federações e confederações, em sentido ascensional. Sindicatos de terceiro grau dos patrões são, por exemplo, a Confederação Nacional da Indústria e a Confederação Nacional do Comércio. No segundo nível, intermediário, as Federações (Federação das Indústrias, Federação do Comércio). Getúlio criou o imposto sindical, para ambos.

Um dia de trabalho dos empregados; este não vai para o preço dos produtos, posto que é descontado. E contribuição sobre o os faturamentos, repassada, no caso dos empregadores. E suas respectivas obrigações. Descumpridas por ambos, com as ressalvas de sempre. Entre as obrigações das confederações patronais, mandou que fiscalizassem o sistema "s". Por conta do imposto sindical. Não autorizou nenhum aporte do tributo a elas.

Esse deveria financiar integralmente os serviços sociais. A ambiguidade era típica do regime. Bens dos trabalhadores geridos por patrões. Mas vamos em frente. Nenhuma lei alterou os decretos-leis de Getúlio, em todo esse tempo. Para quê, se tudo estava muito bom? Dinheiro na mão é vendaval. O dinheiro arrecadado (19 bilhões de reais em 2016), em seu caminho em direção ao Sesi e congêneres, passa à frente da CNI. E das demais. Não fica impune.

Chegaram ao destino apenas 16 milhões. Sem contestação, 1 bi ficou com as Confederações. Interrogado um prócer da CNI, quanto à razão de ser do bi, respondeu que era para "traçar o ethos do sistema". Nada mal. Tributo é destinado às instituições públicas ou paraestatais. Além de serem pessoas jurídicas de direito privado, as Confederações não são ordinariamente fiscalizadas.

Conclua-se o que se quiser, mas o fato é que, ao contrário do divulgado pela grande mídia, jamais o imposto sindical dos trabalhadores travou o desenvolvimento nacional ou aumentou o "custo Brasil". Já a apropriação, sem lei e sem ordem, a seu talante, do dinheiro destinado ao melhoramento da vida dos trabalhadores, pelas Confederações patronais, voou a espaço perdido.

Passarinho que beijou uma flor e, por magia, surgiu o edifício da FIESP e muitos outros, catedrais do luxo em Brasília. Agora o TCU resolveu fiscalizar. E sindicatos obreiros pediram que a fiscalização seja mais profunda. Se o for, haverá um deslocamento de camadas geológicas e nossa gloriosa avenida Paulista, com certeza, no alto do platô, deverá estremecer.

* Amadeu Roberto Garrido de Paula é advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves