Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma nova norma da qualidade

Uma nova norma da qualidade

16/05/2017 Joe Tolezano

A qualidade caminha a passos largos para um novo futuro.

Com uma visão mais holística do sistema de gestão da qualidade, a nova versão da norma NBR ISO 9001, lançada em 2015, reforça a mentalidade de risco para evitar que possíveis problemas afetem no futuro as partes interessadas, como empregados, fornecedores, sociedade, reguladores e acionistas.

Totalmente reformulada, a norma atendeu inputs e solicitações apresentadas em consultas públicas como a flexibilização das documentações e a adequação de pequenas empresas aos requisitos da norma.

Quais foram as principais razões para a mudança? Ser uma norma genérica para aplicação por todos os portes e tipos de organização; possuir foco na gestão efetiva dos processos x geração dos resultados desejados; estabelecer alinhamento com as outras normas de sistemas de gestão como ambiental, de segurança etc; apresentar novas práticas de sistemas de gestão e novas tecnologias; desenvolver conjunto estável de requisitos para a próxima década; aumentar a capacidade da organização em atender aos seus clientes; e aumentar a credibilidade do sistema de gestão da qualidade certificado.

O que mudou? Além de determinar que o cliente seja o foco principal, a norma exige que sejam consideradas as partes interessadas e orienta a ter planejamento estratégico para a satisfação de todos.

Também oferece texto comum a todas as normas de sistemas de gestão, com linguagem simplificada e revisão dos princípios de gestão da qualidade. Substitui termos como "produtos" por "bens e serviços" e conceitos como "ações preventivas" por "gestão de riscos", assim como suprime a figura do representante da direção pela figura dos donos de processo.

A nova versão não demanda quantidade mínima de procedimentos ou exige manual da qualidade, porém o escopo deve ser documentado. Há algumas recomendações para realizar a transição para a nova norma.

As organizações devem promover a formação e a sensibilização adequada para todos integrantes da organização, que têm impacto sobre a eficácia da mesma; identificar no sistema de gestão os pontos que precisam ser trabalhados para atender aos novos requisitos – o Gap Analysis pode ser feito internamente ou com apoio de terceiros; elaborar um plano de ação para realizar as alterações necessárias; implementar um plano de ação para o atendimento do sistema de gestão aos novos requisitos; verificar a eficácia das alterações; preparar os auditores; e realizar a auditoria interna e a análise da direção.

Todas essas recomendações podem ser facilmente aplicadas se forem identificados 12 passos: promover o conhecimento organizacional; estudar o contexto da organização; identificar as partes interessadas; rever o escopo do sistema de gestão; rever a política da qualidade; aplicar a mentalidade de risco; rever os objetivos da qualidade; planejar como realizar os objetivos da qualidade; gerenciar as informações documentadas; controlar os provedores externos; rever o projeto e o desenvolvimento de produtos e serviços; e avaliar o desempenho do sistema de qualidade.

Em todo este processo, as organizações podem contar com a ajuda dos especialistas do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro. Lançada em 15 de setembro de 2015, a nova versão encerra em 14 de setembro de 2018 o prazo para a transição.

Vale reforçar para não haver dúvidas: todos os certificados novos, emitidos na atual versão, irão expirar no dia 14 de setembro de 2018 e deverão ser revisados para a nova versão. Do contrário, irão se tornar inválidos.

As organizações que não fizerem a transição dentro do prazo ainda precisarão percorrer caminho ainda mais longo porque deverão proceder como uma nova certificação, que irá requerer auditorias de estágios 1 e 2. Portanto, mãos à obra!

* Joe Tolezano é coordenador técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes