Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Universidade pública, gratuita e de qualidade

Universidade pública, gratuita e de qualidade

06/05/2018 Eliana Curvelo

Por que ela deve ser preservada?

A universidade é o local da unidade do diverso. Num breve histórico, devemos relembrar que a universidade sempre foi questionada em relação à sua pertinência e significância para a sociedade, seu início foi forjado entre dogmas e heresias, no qual a filosofia religiosa determinava qual conhecimento deveria ser conhecido.

Só no século XI, surgiria um ensino sistematizado que incitava aos participantes conhecer, pesquisar e aplicar os conhecimentos por meio das “quaestiones disputatae”. Professores de Paris, alunos de Bolonha e de outras culturas se uniram e adotaram o termo universitas.

Neste ambiente de ensino, pesquisa e extensão surgiu a universidade, local para as verdades necessárias, assegurando o estudo livre e espaço para os debates e diálogos. Durante a Renascença, a universidade se tornou temerosa diante do conhecimento que ela ajudara a gerar; nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Dante Alighieri, Giordano Bruno foram estudiosos e pesquisadores que não participaram da universidade.

Durante o século XVII, Sorbonne foi fechada, por sua incapacidade de acompanhar as mudanças e as novas dinâmicas do mundo moderno. Não sendo diferente no início do século XX, pensadores como Albert Einstein, só se tornou acadêmico depois de ter realizado seus estudos ou o médico Freud e o economista Keynes que não foram profissionais da universidade.

Neste mesmo período, a universidade assumiu o papel no desenvolvimento técnico, por meio de seus professores e alunos; departamentos, laboratórios e centros de pesquisa, dos setores públicos e privados, proporcionando uma carreira flexível, rápida e menos humanista.

Para Cristovam Buarque, a universidade “continua presa aos velhos padrões e às velhas estruturas dos currículos profissionais” bem como as mesmas exigências: salários e verbas – exíguas.

Tendo em sua existência a legitimação sem contestação, novamente a universidade não consegue ver o próprio horizonte e, portanto sua importância; encontra-se, hoje, numa crise – professores e alunos desmotivados. As discussões sobre a pertinência da universidade não são novas no contexto mundial; não sendo diferente no contexto local.

Na terra brasilis a discussão se pauta em sua preservação/conservação; se deve ser pública, gratuita e de qualidade. Semanticamente, os conceitos destas palavras, oriundas do latim podem determinar interpretações; logo, lembremos que universidade surgiu da palavra universitas – o conjunto das coisas; pública de publicare – tornar público; gratuita de gratis – dado de maneira livre.

Portanto, se os saberes estão no mundo a serem descobertos e revelados, os conhecimentos da universidade deveriam ser utilizados para melhorar a sociedade. Entretanto, a universidade mudou seu papel inicial, esqueceu dos encontros das “quaestiones disputatae”, seus sujeitos se distanciaram e se legitimaram por meio da comodificação do conhecimento.

Alguns pensadores, críticos e defensores da universidade como, por exemplo, Humboldt que defendia os princípios de autonomia e de liberdade, garantidos pelo Estado, respeitando a lógica interna de todas as áreas; e Gerhard Casper, reitor de Stanford, ao reiterar Humboldt, afirmando que a indissociação entre o ensino, a pesquisa e a extensão é imprescindível; e, que a universidade tem sido enfraquecida na proporção em que ela é utilizada para fins políticos e ou dos setores privados.

A universidade “carreirista” perdeu seus fundamentos e princípios, ao não saber o seu passado, não pode saber o seu futuro. A universidade brasileira está perdida em suas escolhas e decisões, vivendo o impasse da conservação de sua imutabilidade ao invés de ser agente de mudanças.

A imagem da máscara de Janus, que simboliza o passado e o futuro, e é considerado o deus das escolhas e das decisões; pode auxiliar num processo reflexivo ao desejar uma universidade que seja mais que uma empresa e melhor do que uma escrava da lógica da competição econômica.

Neste desvelar, uma história se faz presente, para ilustrar; o general romano Pompeu disse certa vez aos seus marinheiros temerosos: -Viver é preciso, navegar não é. Fernando Pessoa tornou desta frase, uma poesia e completou “necessário é criar”, e da necessidade de se envolver no que se faz, pois “o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade”.

Talvez seja preciso transformar o DNA da universidade brasileira, para que se tenha uma Universidade pública, de qualidade na qual se preserva sua história, tem uma identidade e trabalha pela cidadania planetária e contribui para a humanidade.

* Eliana Curvelo é professora de Arte, Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara (FCLAr), ex-assessora pedagógica da FMVZ e FCA de Botucatu.
Fonte: Oscar Alejandro Fabian D Ambrosio - ACI



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins