Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vamos Twittar!!!

Vamos Twittar!!!

15/07/2009 Divulgação

Agora a onda é usar o Twitter, uma rede social criada em 2006, onde você pode acompanhar os passos de pessoas que lhe interessam, bem como informar sobre suas atividades no dia a dia.

O Twitter é simples e sua principal finalidade é possibilitar que os usuários respondam, utilizando 140 caracteres, a seguinte pergunta: o que você está fazendo?

No Twitter, você possui seguidores e é também um seguidor. A rede tem um caráter bem lúdico e a brincadeira está se estendendo inclusive às empresas, que também passaram a usar este espaço para divulgação de oportunidades. A cada hora os usuários vão inovando e descobrindo formas criativas para utilizar a rede.

Para alguns, o Twitter tornou-se uma forma de dar visibilidade a seu talento. É um espaço onde as pessoas têm divulgado seus blogs, fazem marketing pessoal ou profissional. Por lá circulam dicas de sites interessantes, solicitações de ajuda sobre algum  assunto. Por vezes parece um “Messenger” coletivo.

Para aqueles que desejarem entrar nesta rede com o intuito de investir em visibilidade e ainda colocar sua carreira profissional em uma espécie de “vitrine virtual”, a recomendação é que cuide do aspecto da segurança. Não há necessidade de informar em detalhes seus hábitos cotidianos. Use o espaço com objetividade, tenha foco no campo profissional. Dê destaque para as competências que deseja apresentar para aqueles a quem está ligado. Lembre-se que as mensagens postadas estarão na rede, à disposição de todos. Cuide para não exagerar na exposição e pense antes de escrever, pois uma escorregadela pode prejudicar bastante sua imagem.

Enfim, o Twitter está ganhando cada vez mais adeptos. Ainda há muito espaço para inovar em termos de sua utilização, pois o canal está aberto para a criatividade dos participantes. O verbo agora é Twittar. Eu twitto. Tu twittas?

*Janete Teixeira Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP e da Faculdade Módulo



Como resolver problemas que parecem impossíveis?

Existe um ditado polinésio que diz o seguinte: você pode estar em cima de uma baleia, mas pescando carpas miúdas.


A queda de 93% no uso do cheque

Na infância e juventude - anos 50 e 60 do século passado - ouvi muitos comentários de que comerciantes, fazendeiros e endinheirados da época lucravam pagando seus compromissos com cheque de outras praças, que demoravam dias para ser liquidados.


Supervisionar ou treinar seu time?

Supervisionar atividades e resultados da equipe é um dos maiores desafios para inúmeros líderes.


Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.