Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Velhos jovens

Velhos jovens

20/02/2010 Nicolau Amaral

Bons tempos aqueles nos quais você podia envelhecer em paz! Sem se preocupar em se vestir moderno, frequentar lugares da moda, parecer jovem, ter o corpo sarado, estar ligado nas últimas tecnologias, badalar e seguir seja lá o que for de mais atualizado em termos de aparência, comportamento e pensamento.

Nas civilizações antigas, o idoso era o mais respeitado na sociedade pelo acúmulo de vivência, conhecimento, sabedoria e, principalmente, pela aparência “distinta” que empunha consideração, mesmo sabendo-se que os crápulas também envelheciam. O idoso era o repositório das normas de conduta e, com a sua vivência, transmitia toda a sabedoria que os mais jovens buscavam tornando-se os melhores conselheiros de plantão.

O mundo mudou — e muito rapidamente. Já dizia um poeta que “o novo sempre vem” e é ele que faz o universo andar e progredir. Hoje em dia o que vale mesmo é só o novo e o consumismo desenfreado esta aí para confirmar. O velho sempre é descartado, não se levando em conta o quanto ele ainda pode ser útil e o quanto ele é importante.

E o ser humano acaba entrando nesta paranóia, tentando a todo custo ser jovem, tanto na aparência como no comportamento. Mente a idade, se transforma num clone através das modificações físicas com plásticas, botox, tinta no cabelo, se acaba nas academias, usa roupas avançadas, compra carros da moda, troca os velhos amores por novos e interesseiros, ou seja, se sacrifica de todas as formas para aparentar uma juventude que já não existe, não conseguindo enganar ninguém a não ser a si próprio, tornando-se um caricato de si mesmo.

Vamos envelhecer sim, e com dignidade! Só não fica velho quem morre cedo! A vida é um prêmio e vamos nos orgulhar desta premiação! Essa etapa final, a que chamo de período descompromissado com o futuro, pode ser a melhor fase da nossa vida, desde que tenhamos a consciência do que somos, do que podemos ser e do que poderemos ainda fazer. Afinal, na vida o mais importante é ser feliz, e a felicidade está dentro de nós, em nos aceitarmos e gostarmos do que nos tornamos, mais cultos, mais espertos e com muita, mas muita história para relembrar e, para quem quiser ouvir, contar!

* Nicolau Amaral é empresário da área de Comunicação.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes