Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você deseja se libertar do vício de fumar?

Você deseja se libertar do vício de fumar?

03/06/2015 María Damiani

“Nós não nos damos conta de que somos escravos do fumo até o dia em que tentamos deixá-lo.”

As pessoas começam a fumar por diferentes razões. Alguns pensam que dá status. Outros começam porque seus familiares ou amigos fumam. As estatísticas mostram que aproximadamente nove em cada 10 pessoas que consomem tabaco começam antes dos 18 anos, e que o consumo de tabaco está relacionado a aspectos como a busca da auto-afirmação.

Para se parar de fumar é preciso ter o desejo de fazê-lo e estar convencido disso.

Entretanto, a pensadora e escritora Mary Baker Eddy defende que: “O desejo depravado de consumir bebidas alcoólicas, fumo, chá, café, ópio, só é destruído pelo domínio da Mente sobre o corpo”.

Abandonar o hábito de fumar traz benefícios imediatos para a saúde.

Talvez, para alguns que estejam enfrentando esse problema, seja útil ter mais atividades ou mudar a rotina, mas, em realidade, a mudança ocorre na própria pessoa, pela convicção do domínio que Deus dá a cada um e por meio de uma atitude mental renovada.

A boa notícia é que os estudos mostram que o número de adolescentes que fumam caiu drasticamente. Hoje em dia, aproximadamente 20% dos estudantes do ensino médio fumam, o que significa que quatro em cada cinco não fumam.

Uma forma de se amar, de preservar mais a si mesmo e de ter mais qualidade de vida é melhorar os pensamentos, pois eles se manifestam em bem-estar, domínio e saúde.

É bom nos perguntarmos: “Eu me amo o suficiente?”“Quanto amor estou expressando a mim mesmo com os hábitos que tenho hoje?” Quando uma pessoa se ama verdadeiramente, não há espaço na consciência para o vício.

Sinta-se amado e você poderá começar a trilhar o caminho que o levará a vencer a tentação de fumar. Diga não a esse hábito e reconheça que pode fazer isso. O profundo senso do cuidado do Amor divino traz libertação.

* María Damiani escreve sobre saúde e bem-estar do ponto de vista espiritual e é Comitê de Publicação da Ciência Cristã na Espanha.



O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa


O futuro da indústria 5.0 na sociedade

O conceito de Indústria 5.0 é definido como uma visão humanizada das transformações tecnológicas no setor, equilibrando as necessidades atuais e futuras dos trabalhadores e da sociedade com a otimização sustentável do consumo de energia, processamento de materiais e ciclos de vida dos produtos.

Autor: Pedro Okuhara


Em defesa do SUS: um chamado à ação coletiva

A escassez de recursos na saúde pública brasileira é um problema crônico.

Autor: Juliano Gasparetto


Impactos da proibição do fenol pela Anvisa no mercado de cosméticos e manipulação

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos.

Autor: Claudia de Lucca Mano


A fantasia em torno da descriminalização da maconha

"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia".

Autor: Wilson Pedroso


Ativismo judicial: o risco de um estado judicialesco

Um Estado policialesco pode ser definido como sendo um estado que utiliza da força, da vigilância e da coerção exacerbada contra a população, principalmente com seus opositores.

Autor: Bady Curi Neto


Abortada a importação do arroz

O governo desistiu de importar arroz para fazer frente à suposta escassez do produto e alta de preços decorrentes das cheias do Rio Grande do Sul, responsável por 70% do cereal consumido pelos brasileiros.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan