Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sabe o que é Sustentabilidade Emocional?

Você sabe o que é Sustentabilidade Emocional?

14/06/2016 William Ferraz

Um dos temas mais discutidos hoje é a sustentabilidade do Planeta, viver e sobreviver a partir de recursos próprios.

Uma das maiores preocupações dos setores públicos e privados, até mesmo em decorrência da legislação da logística reversa, é a sustentabilidade - medidas de força que se propõe a preservar os recursos do planeta e instalar uma nova ordem na relação do ser humano com o seu meio.

Este tema ainda percorrerá um caminho grande e árduo para atingir o que podemos chamar de ideal. Devemos ainda atentar para uma das peças mais importantes desta discussão, o Ser Humano.

O que é sustentabilidade emocional? Você se considera uma pessoa emocionalmente sustentável? Consegue viver seus sentimentos e necessidades emocionais através de recursos próprios? Somos seres totalmente capazes da sustentabilidade emocional.

A dependência é hoje quase um traço cultural e observamos as consequências deste desequilíbrio na constante desarmonia das relações humanas e, também, na relação do ser humano com o seu mundo emocional, seja ele no convívio familiar, social, profissional.

Para que você seja capaz de suprir suas necessidades básicas como um “ser humano sustentável” deverá identificar suas potencialidades e desenvolve-las, eliminando assim a possibilidade de gerar mais sofrimento, mais lixo mental, poluir mais seu mundo e o mundo das pessoas que estão ao seu redor, desequilibrar seu ambiente de trabalho e colocar em risco todo um sistema corporativo.

Sustentabilidade emocional é buscar os recursos internos para viver todas as emoções e sentimentos decorrentes de uma vida. Estamos vivendo a Era da Sustentabilidade e, por isso, é hora de acreditamos que somos capazes de manter e sustentar boas relações, a força interior e a felicidade.

É evidente que, quando uma pessoa é sustentável consigo mesma, ela será parte importante que da sustentabilidade de um todo. Essa conquista permite que você se desenvolva como pessoa, para trazer mais felicidade em sua vida e para suas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

* William Ferraz é Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo.



O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.