Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sabe o que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde?

Você sabe o que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde?

12/11/2020 Vinícius Bednarczuk de Oliveira

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) foram instituídas no Brasil em 2006, através de uma Política Nacional.

São consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como práticas da medicina tradicional, ou seja, a soma total de conhecimentos, habilidades e práticas baseadas nas teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, explicáveis ou não, utilizadas na manutenção da saúde, bem como na prevenção, diagnóstico, melhoria ou tratamento de doenças físicas e mentais.

Atualmente, são 29 PICs ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica/Antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais – Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.

São práticas bem diferentes umas das outras, porém, todas elas têm o mesmo objetivo: proteção e recuperação da saúde.

O principal diferencial das PICs da medicina considerada alopática, é que a medicina convencional busca tratar os órgãos e sintomas separadamente, enquanto a prática das PICs é baseada na palavra grega “Holos”, que, em suma, corresponde a um tratamento que leva em consideração o indivíduo como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas.

Essas práticas podem ser encontradas tanto no SUS quanto em consultórios particulares, mas, ressalto que a população que tem interesse pode encontrar esses serviços bem perto de casa.

As PICs são ofertadas em mais quase 80% dos municípios brasileiros, e 90% dos serviços que ofertam as PICs estão na Atenção Primária, ou seja, presentes nas unidades básicas de saúde (UBS).

Conheça os benefícios que essas práticas consideradas tradicionais trazem na recuperação da saúde, e fortaleça as PICs no SUS.

* Vinícius Bednarczuk de Oliveira é farmacêutico, coordenador dos cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?