Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você usa as mídias sociais para expandir sua rede de franquias?

Você usa as mídias sociais para expandir sua rede de franquias?

28/03/2014 Nadia Korosue

Temos acompanhado uma grande mudança estratégica no mercado de franquias após o surgimento das redes sociais.

Mas, você tem explorado todas as oportunidades para o seu negócio? Se estiver utilizando estes canais somente para postar informações institucionais, para saber o que público acha da marca e dos produtos e serviços, você provavelmente já está um passo atrás da sua concorrência.

Atualmente, as redes de franquias estão usando as mídias sociais para fidelizar e transformar seus clientes em parceiros, posicionar e fortalecer a valorização da marca, aumentar o market share e, além disso, para prospectar novos franqueados e interagir com aqueles que já pertencem à rede, potencializando e tornando a comunicação mais eficiente e fazendo com que se sintam parte e mais responsáveis pelo sucesso de todos. As mídias sociais têm oferecido cada vez mais inovações variadas, fazendo com que ferramentas tradicionais como intranets e extranets, por exemplo, sejam cada vez menos utilizadas.

Com relação ao cliente, as mídias sociais têm sido muito empregadas, principalmente para captar leads e incrementar as vendas. As redes têm trabalhado também no engajamento do cliente, estabelecendo uma relação mais próxima e interativa por meio da publicação de assuntos relacionados ao segmento, fóruns de discussões, pesquisas de tendência, concursos, etc. De acordo com especialistas, a resposta dos usuários ao conteúdo postado tem sido mais importante do que o número de seguidores em si.

Já na prospecção de novos franqueados, os empreendedores costumam, primeiramente, identificar o perfil do pretendente, monitorando as palavras-chave, mensagens e assuntos específicos mais acessados por eles para pesquisa de franquias. Este material tem sido a base para a criação de conteúdos segmentados, mais estratégicos e assertivos para serem publicados em sites exclusivos para comercialização de franquias, blogs, vídeos, webinários e anúncios, por exemplo.

A ideia é que este conteúdo seja apresentado especificamente para quem tenha o perfil, sendo capaz de atraí-los e instigá-los para realização de um contato. Alguns franqueadores também têm atuado de maneira mais ativa, utilizado ferramentas para buscar aqueles que têm maior potencial para enviar materiais informativos ou até mesmo para fazer uma ligação telefônica. O custo além de ser mais baixo tem proporcionado maior foco, direcionamento e resultado. As oportunidades são ainda maiores quando tratamos de franqueados.

As mídias sociais têm sido aproveitadas para criar uma gestão mais aberta e participativa, incentivando um diálogo direto e mais intenso entre as partes, principalmente para escutar e conhecer suas boas práticas, ideias e sugestões. Além disso, tem sido muito aplicadas para propagar o know how, compartilhar histórias de sucesso, gerar sinergia e capacitar os franqueados. Para tanto, como muitas das informações costumam ser estratégicas e confidenciais, as redes estão dando preferência por mídias que ofereçam a possibilidade de acesso restrito e segmentado por perfil ou por grupos.

Saber que todos estão recebendo as mesmas informações ao mesmo tempo, tem garantido a uniformidade e a satisfação da rede. É muito importante trabalhar também o engajamento dos franqueados na utilização das mídias sociais. Organizar um calendário com postagens interessantes que possam ser compartilhadas com sua rede de relacionamento, premiar aqueles que estão atingindo os melhores resultados ou participando dos painéis de novas oportunidades são alguns dos exemplos de ações.

Para garantir sua efetividade é imprescindível a implantação de uma política de comunicação e de relacionamento em que as regras estejam claramente estabelecidas e de acordo com o perfil e cultura da organização. A política deve prever, por exemplo, como lidar com críticas negativas e discussões fúteis. O mau uso das mídias sociais pode trazer consequências graves à marca e de difícil recuperação. Outro ponto importante é não deixar de monitorar constantemente os resultados, dar respostas rápidas e, principalmente aproveitar as informações para encontrar novas oportunidades.

Há diversas ferramentas que realizam o acompanhamento dos comentários feitos da marca bem como sobre os concorrentes e o mercado. Enfim, as mídias sociais vieram com força total e explorar corretamente todas as suas soluções permite capitalizar muitas coisas interessantes para o crescimento da sua rede. Sucesso e bons negócios!

*Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da GOAKIRA Consultoria.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes