Portal O Debate
Grupo WhatsApp

WhatsApp: A Tecnologia e a Justiça

WhatsApp: A Tecnologia e a Justiça

21/07/2016 Bady Curi Neto

Pela terceira vez a Justiça brasileira determina o bloqueio do aplicativo de WhatsApp.

A decisão foi proferida pela juíza de Duque de Caxias, justificando que a “empresa não desabilitou a chave de criptografia” para que a justiça fizesse a interceptação do fluxo de dados em “total desprezo pelas leis brasileiras”.

A discussão não é nova, tendo outros juízos de comarcas distintas deferido a mesma medida liminar de bloqueio do aplicativo que fora revogado, quase de imediato, por instâncias judicias superiores.

O bloqueio tem como justificativa o Marco Civil da Internet que permite a interrupção temporária do serviço e prevê a proibição das atividades quando as teles e os aplicativos se recusarem a entregar dados protegidos de usuários quando há determinação judicial até o final do caso.

Sob este enfoque e em exame preliminar parece que a decisão está coerente com os ditames legais. Porém as normas devem ser interpretadas sob o prisma da Constituição Federal e aí surge um conflito, isto porque a Carta Magna em seu artigo 5º, XLVI prevê o princípio da individualização da pena.

O princípio citado não pode ser restrito apenas ao criminoso. A Lei maior dispôs dos princípios e garantias individuais, notadamente no artigo supracitado não necessita tecer todos os detalhes e identificar em numerus clausus as possibilidades de aplicação de casos concretos.

A interpretação jurídica decorre de uma interpretação lógica do próprio direito. Nossa Constituição tem como caraterística um sistema normativo de regras e princípios, sendo utilizados para servir de norma a toda ação jurídica, podendo chamar a atenção para o princípio da razoabilidade, da proporcionalidade assim como a liberdade de expressão e comunicação.

Verifica-se que a decisão que determinou o bloqueio do aplicativo feriu vários princípios Constitucionais, o que levou o Presidente do Supremo Tribunal, em acertada decisão a suspender a liminar deferida pela Justiça do Rio de Janeiro.

A decisão primeira, agora reformada, impôs a restrição da utilização do WhatsApp a milhares de brasileiros que não fazem parte da relação processual, estendendo, por conseguinte, a pena a todos estes usuários. É de bom alvitre explicitar que o bloqueio da ferramenta impede inclusive a atividade jurisdicional, que segundo Lewandowski, tem sido utilizado pelo Poder Judiciário para intimações pessoais.

Acrescente-se que não há estudos que comprovem a possibilidade de a empresa responsável pelo serviço quebrar ou não a criptografia das mensagens, o que por si só demonstra a desarrazoabilidade do bloqueio do aplicativo, conforme ponderou o Ministro.

Acaso comprovado que não exista tecnologia para quebrar a criptografia não haveria descumprimento a ordem judicial, mas a impossibilidade técnica e material de atendê-la, por óbvio. O bom senso deve imperar nas decisões judiciais através da interpretação da legislação em consonância com os princípios constitucionais, evitando-se, assim, a desproporcionalidade e desarrazoabilidade dos atos judiciais.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes