Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

05/04/2017 Marcos Villela Hochreiter

Como os suecos estão melhorando o trânsito, as emissões dos veículos e a formação de motoristas profissionais.

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

As viagens ao exterior são excelentes momentos para o aprendizado por meio da observação e conversas com os residentes dos locais visitados. Por trabalhar na área de transporte, costumo ir algumas vezes ao ano a diferentes países para conhecer novas tecnologias e tendências de mobilidade.

Recentemente, estive na Suécia para conhecer o andamento das soluções da Scania para o transporte de cargas e passageiros. Então, aproveitei a oportunidade para conhecer melhor o jeito do sueco lidar com os desafios similares aos nossos e compartilho algumas observações e curiosidades:

Bicicleta: Cresce o uso do veículo de duas rodas e propulsão humana (não vi bicicletas elétricas, mas deve ter). A cidade é bem servida de ciclovias, plana e as distâncias não são grandes. Nas vias expressas, o uso da bicicleta é proibido. O clima inicial de primavera era frio, mas não tanto.

Mesmo assim, a proporção de usuário, em uma estatística caseira, era de 1 bike para cada 20 carros.

Transporte público: A capital, Estocolmo, é muito bem servida de ônibus, metrô e trens e mesmo altos executivos de empresas utilizavam esses meios de transporte. Porém, os engarrafamentos de cada dia estavam nas ruas pela manhã e no fim da tarde. Mesmo sendo excelente, o transporte público ainda não é solução para todos os habitantes e rotas. Na cidade, já existe pedágio urbano há alguns anos.

Ônibus: Atualmente, 92% dos ônibus que rodam dentro da cidade são de veículos movidos por energias alternativas ao combustível fóssil. Os ônibus são elétricos, a gás metano, híbrido ou etanol.

Abastecimento urbano: Neste item talvez a Suécia esteja pior do que o Brasil. O aproveitamento dos caminhões é de 10%, fazendo com que os veículos de carga circulem pela cidade vazios. Na cidade, também, é proibido os caminhões acima de 3 toneladas a entrarem na cidade à noite. A tendência é o contrário disso, dos caminhões grandes abastecendo as grandes redes de lojas, shopping e supermercado à noite para aliviar o trânsito durante o dia. Mas já trabalham para reverter essa situação.

Segurança no trânsito: A Suécia tem a meta de acidente zero, porém, lá é um dos raros países da Europa que é permitido dirigir falando ao celular.

Formação de caminhoneiro: Ao contrário do Brasil, onde se pode obter uma CNH na categoria profissional facilmente, lá já existe curso de nível médio e com três anos de duração para a formação de novos caminhoneiros. O resultado é que além de não ter problema com falta de motoristas profissionais, eles são bem qualificados.



Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Programa de incentivo à descarbonização transforma o papel do setor automotivo

A eficiência energética também impulsionará um novo entendimento por parte do consumidor e estará mais alinhada com os padrões internacionais de avaliação e taxação.

Autor: Stela Kos

Programa de incentivo à descarbonização transforma o papel do setor automotivo

Futuro das estradas: o avanço do hidrogênio em veículos comerciais e de passeio

Futuro das estradas: conheça neste artigo os estágios atuais do desenvolvimento de veículos movidos.

Autor: Eustáquio Sirolli

Futuro das estradas: o avanço do hidrogênio em veículos comerciais e de passeio

Scania vai implantar transporte autônomo com presença de motorista

O sistema SuperDrive é uma solução robusta que promete transformar a maneira como interagimos com nossos veículos.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania vai implantar transporte autônomo com presença de motorista

Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

A Fabet-SP informa que estão abertas as inscrições para o curso presencial “Gestão Estratégica de Transporte, 1ª Edição de 2024”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Sebrae Minas lança campanha “Nós usamos etanol”

Uso exclusivo do biocombustível vai reduzir em cerca de 60% a emissão de gases de efeito estufa pelos veículos da instituição.

Autor: Divulgação

Sebrae Minas lança campanha “Nós usamos etanol”

Pacto pela segurança viária: nova iniciativa conjunta para salvar vidas

Com a vigência de 60 meses, o “Pacto pela Segurança Viária” não apenas visa salvar vidas no curto prazo, mas também estabelecer um legado de segurança nas estradas brasileiras.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pacto pela segurança viária: nova iniciativa conjunta para salvar vidas

Sustentabilidade automotiva além dos elétricos

O avanço contínuo no campo dos carros elétricos tem gerado entusiasmo considerável e motivado inovações.

Autor: Mariano Perez

Sustentabilidade automotiva além dos elétricos

MME aprova isenção fiscal para projetos de biometano

O biometano é um combustível renovável e limpo, que pode substituir o gás natural em diversos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

MME aprova isenção fiscal para projetos de biometano