Um mood vanguardista na releitura dos anos 50
Um mood vanguardista na releitura dos anos 50
Passado e Futuro se Encontram nas clutches da Edie Parker.
Uma admiração especial pelas bolsas de mão usadas pelas artistas e socialites nos anos 50 e 60 foram o start up para que Brett Heyman começasse a colecionar estas peças vintage.
O período pós-guerra representou um marco na utilização de novas matérias primas, resultado da escassez vivida anteriormente que levou a felizes descobertas como o uso do acrílico.
Encantada pelas formas limpas, pelo aspecto polido e reluzente do acrílico, pela ornamentação dramática e por uma cartela abundante de cores, as clutches desta época fizeram a cabeça de Brett.
Dona de um currículo invejável, Brett Heyman já havia trabalhado para a revista Elle, para Giorgio Armani, Dolce & Gabbana e era diretora de relações públicas da Gucci, quando o que começou como uma paixão acabou se tornando um negócio, e em 2010, Brett lançou a marca Edie Parker.
Este momento foi definido quando ela já não conseguia encontrar nos brechós as bolsas que tanto desejava, concluindo que era a hora então de recriá-las para uma nova geração de consumidores.
As clutches criadas por Brett para a Edie Parker possuem uma identidade singular, pautada numa composição harmônica entre o retrô e a vanguarda.
Enquanto as estruturas destas peças, verdadeiras esculturas usáveis, tendem a seguir linhas geométricas mais básicas, como os formatos retangulares e ovais, elas adquirem aspectos inusitados a partir dos efeitos conseguidos pelo trabalho com o acrílico. Seja nas colorações deste material, nos aspectos cintilantes, nas texturas ou nos desenhos construídos no mesmo, que lembram a aparência do trabalho de marchetaria.
Dentro das coleções da Edie Parker, existe um espaço reservado especialmente para as peças customizadas com uma palavra, escolhida pela cliente, podendo ser o seu nome próprio ou qualquer outra que tenha um significado relevante para a mesma ou diga para o mundo um pouco a respeito de quem usa.
Outro diferencial que a marca possui diz respeito ao processo produtivo. Todas as peças são produzidas por artesãos que se dedicam à sua profissão como meio de sobrevivência.
Além disso, nenhuma etapa da produção é feita fora do seu país de origem, os EUA, o design é criado em Nova Iorque, a procedência dos materiais é Nova Jersey e a confecção acontece em Chicago.
Existe ainda mais um valor agregado ao produto que é sua exclusividade, como peças artesanais, cada clutche é única.
Para a temporada de verão, Brett escolheu motivos marinhos, com aquele toque de inocência pueril, e as frutas com suas tonalidades exuberantes.
Sem sombra de dúvida, usar uma clutch Edie Parker finaliza uma produção com muita personalidade.
* Caroline Demolin é Consultora de Moda