Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 blogs e YouTubers para seguir e melhorar sua vida financeira

10 blogs e YouTubers para seguir e melhorar sua vida financeira

05/02/2018 Da Redação

São dicas preciosas e simples que qualquer consumidor tem condições de cumprir.

10 blogs e YouTubers para seguir e melhorar sua vida financeira

Há alguns anos, organizar a vida financeira era uma tarefa complexa para a maioria dos brasileiros. Afinal, para quem não estudava economia ou não era muito fã de números, ficava difícil saber como equilibrar a relação entre salário e contas.

Especialistas em finanças pessoais e investimento encontraram em plataformas como YouTube e blogs a oportunidade levar conhecimento aos consumidores que precisam fechar as contas no final do mês ou pretendem fazer investimentos de olho em rendimentos futuros.

Confira a lista dos 10 melhores para você visitar e marcar nos seus favoritos:

1. Me Poupe!

Criado pela jornalista Nathalia Arcuri, o “Me Poupe!” é um ótimo canal do YouTube para você se atualizar sobre dicas de economia. Especializada em Educação Financeira, Nathalia compartilha, com muito bom humor, sua experiência sobre como economizar, investir e ter uma situação financeira saudável. O “Me Poupe!” também tem um site, onde é possível acessar outras dicas importantes para o cotidiano.

2. Quero Ficar Rico

Esse é um dos blogs mais antigos e de maior sucesso sobre educação financeira que existe no Brasil. Criado por Rafael Seabra, que tem MBA em Finanças pelo Ibmec, o Quero Ficar Rico é extremamente didático e consegue mostrar seu ponto de vista com uma clareza rara. Seus artigos são bastante valiosos.

3. Dinheirama

O Dinheirama é uma empresa especializada em educação financeira que procura melhorar o nível de conhecimento econômico de cidadãos e empresas. Através de uma linguagem simples e descomplicada, o site da companhia trata assuntos ligados à economia, educação financeira e finanças pessoais de forma natural e esclarecedora.

4. O Economista

Esse é um portal completo com artigos, dicas de investimentos, notícias, informações sobre finanças pessoais, treinamentos, entre outros conteúdos relacionados ao mundo financeiro e de negócios. Há no site ainda uma loja com a venda de cursos sobre diversos que ajudam e muito no cotidiano do consumidor. Entre eles, há temas como empréstimo online, planejamento estratégico, controle das finanças pessoais e Sistema Financeiro Nacional, segundo alguns deles, inclusive, gratuitos.

5. Blog do MoneyMan

O MoneyMan é uma fintech internacional e uma das maiores empresas que oferece empréstimo pessoal online do Brasil. Além da facilidade para a negociação com o cliente, a companhia também oferece um blog com diversas dicas de economia bastante úteis para o dia a dia. São artigos que falam desde como um empréstimo pode te ajudar nas questões financeiras a formas de conseguir economizar e manter um saúde financeira estável. Vale a pena a visita ao site para conferir os textos. É uma excelente opção de leitura.

6. HC Investimentos

Fundado por Henrique Carvalho, o “HC Investimentos” é um ótimo blog sobre investimentos. Henrique é um grande estudioso do tema “alocação de ativos”. O destaque do site vai para a área de planilhas financeiras. Vale a pena a leitura.

7. Clube dos Poupadores

O Clube dos Poupadores é mais uma excelente opção de leitura sobre educação financeira. Leandro Ávila, autor do blog, é uma das grandes referências nacionais sobre investimento em imóveis e já escreveu três livros sobre o tema: “Como Investir em Imóveis”, “O Livro Negro dos Imóveis” e “O Livro Negro do Financiamento de Imóveis”.

8. O Primo Rico

Considerado uma espécie de celebridade no YouTube, os vídeos do Thiago Nigro são muito informativos e extremamente bem produzidos. No entanto, os posts do seu blog (que leva o mesmo nome do canal) também são bastante didáticos e completos. Suas sugestões sobre finanças e investimentos são bastante elucidativas.

9. Valores Reais

Com o slogan de Fazendo famílias felizes, Valores Reais é um dos blogs mais antigos sobre investimentos do Brasil. Com um design simples, o blog tem um conteúdo completo e traz dicas fundamentais para situações cotidianas.

10. Economia na Prática

Graduado em economia, mestrado em Economia, doutorado em Administração e Ph.D in Business (Field of Finance), Samy Dana é professor de carreira na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Em seu blog no portal G1, Economia na Prática, o economista decifra a teoria econômica e ajuda você a resolver as questões do dia a dia com dicas descontraídas e informais, onde os conceitos de economia são desmistificados.



Cresce abate de bovinos, suínos e frangos, diz IBGE

Foram abatidas 8,08 milhões de cabeças de bovinos no segundo trimestre de 2019.

Cresce abate de bovinos, suínos e frangos, diz IBGE

Cresce a confiança dos consumidores de BH na economia

Indicador voltou a subir no segundo trimestre de 2019. Homens e jovens são os mais confiantes.

Cresce a confiança dos consumidores de BH na economia

Empresários da construção estão mais confiantes

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais – ICEICON MG – atingiu 53,8 pontos em julho, crescimento de 3,0 pontos em relação a junho (50,8 pontos).


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Cereais, leguminosas e oleaginosas podem ter safra recorde

Arroz, milho e soja representam 92,7% da produção estimada no ano.

Cereais, leguminosas e oleaginosas podem ter safra recorde

Queda da Taxa Selic e a economia brasileira

Após o mais longo período em que a Taxa Selic permaneceu em um mesmo patamar, o Banco Central cortou a taxa básica da economia em 0,50%.


Dia dos Pais deve gerar R$ 5,6 bilhões de faturamento em 2019

CNC projeta alta de 2,1% nas vendas para a quarta data comemorativa mais importante do varejo.

Dia dos Pais deve gerar R$ 5,6 bilhões de faturamento em 2019

Novas regras de gestão de dados e o impacto para as empresas

As novas regras relacionadas à gestão de dados passarão a valer no ano que vem.


Pequenos negócios são responsáveis por 79% do saldo de empregos em Minas

Micro e Pequenas Empresas mineiras registraram saldo de 67 mil postos de trabalho nos primeiros seis meses do ano.

Pequenos negócios são responsáveis por 79% do saldo de empregos em Minas

Percentual de famílias com dívidas aumentou pelo 7º mês consecutivo

Principais inadimplências das famílias brasileiras são o financiamento de carro e o de casa.

Percentual de famílias com dívidas aumentou pelo 7º mês consecutivo

Sete em cada dez brasileiros tiveram de fazer cortes no orçamento

Pesquisa indica que desempenho da economia no primeiro semestre foi pior do que o esperado.

Sete em cada dez brasileiros tiveram de fazer cortes no orçamento

Coworking gratuito no ItaúPower Shopping

Power Station proporciona o espaço de trabalho ideal para você.

Coworking gratuito no ItaúPower Shopping