Portal O Debate
Grupo WhatsApp


10 dicas para conseguir o emprego dos sonhos

10 dicas para conseguir o emprego dos sonhos

29/09/2013 Da Redação

O emprego dos sonhos não é só aquele que gera muita exposição pública, como o de um popstar ou de um jogador de futebol de um grande clube.

Para Fabíola Lago, especialista em RH da VAGAS Tecnologia, esse tipo de desejo é muito comum em profissionais de diversos setores e cargos. “Você pode estar empregado e infeliz. Ou acha que apesar de estar feliz, não tem o reconhecimento pelo seu bom trabalho. Buscando o primeiro emprego? Mudar de emprego, querer ser promovido, pesquisar sobre novas posições é saudável e faz parte de quem olha para a sua própria carreira com carinho”, conta.

“Mas para que esse exercício de crescimento profissional se concretize, é importante ter foco e não trocar “seis por meia dúzia”, pegar qualquer coisa por desespero ou se arrepender e passar por um desgaste desnecessário”, completa. Fabíola Lago organizou 10 dicas que podem ajudar nessa busca. Confira abaixo:

1. Pesquise sua faixa salarial: Para ter certeza que sua remuneração não é condizente com sua realidade, pesquise bolsas de salários em sites e revistas especializadas em carreira. Leve em conta seu tempo de experiência.

2. Entre em contato com comunidades profissionais: Vasculhe suas redes sociais, faça contatos, pergunte de forma genérica se eles possuem informações sobre a média salarial do mercado. Você pode fazer isso de forma mais discreta também, dirigindo-se de forma privada aos coordenadores do grupo.

3. Empresas dos sonhos: Muitas pessoas não se permitem “querer”, “desejar” trabalhar em determinadas empresas. Pois saiba que quem não arrisca, não petisca. Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para qual pretende migrar. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque, procure na internet quais são as vagas que ela oferece no momento. Fique de olho diariamente.

4. Não minta de forma alguma: Valorize todas as atividades que você já fez que podem ser do interesse da empresa; seja em determinado projeto, na relação com consumidores finais ou de perfil mais técnico.

5. A maioria das empresas com boas práticas de RH possuem sites de carreira: É a página “Trabalhe conosco” ou algo do gênero. Inscreva-se mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente. O fato de ter seu currículo no banco de dados da empresa pode facilitar o contato quando abrir uma posição emergencialmente.

6. Busque colegas, antigos professores, amigos e “conhecidos”: Procure pessoas que trabalham nas empresas que você listou nas redes sociais. Faça contato. Com os mais “chegados”, fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para tal aproximação.

7. Pesquise workshops, feiras de negócios e seminários: Veja eventos na sua área de atuação ou onde possivelmente as empresas de seu interesse estarão presentes. Além de uma excelente oportunidade de conhecer contatos pessoalmente, você poderá entender melhor e mais detalhadamente os negócios e desafios das empresas que você quer se aproximar.

8. É imprescindível ter cartões de visita: Com dados pessoais, telefones, emails, inclusive com links para seus perfis profissionais nas redes de networking.

9. Prepare o que vai dizer a essas pessoas: Que adianta encontrar com o CEO no elevador e ficar sem ação?

10. Seja natural: Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto de que tem o que oferecer ao novo emprego/empresa onde deseja trabalhar. A convicção sincera tanto de seu potencial como dos seus limites ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato.



Os cuidados e direitos do consumidor na Black Friday

O evento tem atraído um número cada vez maior de consumidores.

Os cuidados e direitos do consumidor na Black Friday

Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

Saques superaram depósitos em R$ 247,2 mi no mês.

Poupança tem menor retirada líquida para outubro em cinco anos

13º salário: como se preparar para o benefício

Especialista dá dicas para o bom uso desse dinheiro.

13º salário: como se preparar para o benefício

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Fracasso é algo que todos evitam e que ninguém deseja estar suscetível.

Fracasso: 15 hábitos poderosos para evitá-lo e atingir metas

Preservar a empresa e punir os corruptos

Já passou da hora de a legislação fazer distinção clara entre as pessoas físicas dos proprietários e dirigentes, de um lado, e a pessoa jurídica da empresa, de outro.


Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Cenário mais favorável ao consumo deve contribuir para aquecimento da atividade industrial.

Index: Faturamento real avança pelo segundo mês consecutivo

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

Redução dos juros para o financiamento de imóveis terá impacto de R$ 5,2 bilhões no comércio, diz CNC.

Comércio terá impacto positivo com queda dos juros de imóveis

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

O mercado do transporte de cargas pesadas evoluiu muito no Brasil nos últimos anos.

3 dicas para quem trabalha com transporte de cargas pesadas

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Para muitos, ter seu próprio negócio é um sonho de vida e um caminho para a riqueza pessoal.

Tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de reparo automotivo

Inove no Panetone e aqueça as vendas de Natal

Com a proximidade dos festejos de final de ano e a receita adicional no orçamento, existe uma forte tendência de diversificação no consumo de alimentos.


A Humanização da Indústria 4.0: é preciso engajar para inovar

Quando se fala em indústria 4.0 e o futuro da tecnologia aplicada em processos produtivos, é fundamental deixar claro que estamos falando, na verdade, do presente.


Padarias já se planejam para vendas no fim do ano

Campanha “Compre e Concorra” quer atender melhor e aumentar as vendas durante o período.

Padarias já se planejam para vendas no fim do ano