Portal O Debate
Grupo WhatsApp


4 dicas para melhorar sua performance em apresentações

4 dicas para melhorar sua performance em apresentações

07/07/2017 Da Redação

Uma boa apresentação deve engajar sua audiência em vez de estimular o tédio.

4 dicas para melhorar sua performance em apresentações

É comum ver pessoas bocejando durante reuniões de trabalho ou workshops, já que nem sempre o conteúdo é exibido de forma interessante.

Para evitar que sua apresentação seja um completo fiasco, listamos 4 dicas que podem potencializar a performance. Confira!

1. Escolha um tópico relevante

Você deve selecionar o tom adequado para cada audiência, além de optar por temas que sejam envolventes. Um tópico interessante consegue inspirar as pessoas, proporcionando um conteúdo que não é maçante.

Por isso, escolha temas que oferecem soluções para determinados problemas. Ou então, tópicos que mostram os benefícios de certas atitudes. Por exemplo, se a ideia é falar sobre perda de peso, em vez de “como perder peso”, uma abordagem mais excitante seria “7 formas eficazes de potencializar a perda de peso”.

Para ilustrar a apresentação, você pode usar o bom e velho PowerPoint, mas também vale a pena conhecer outras ferramentas de webinar e sair da mesmice.

2. Comece e termine a reunião com frases de impacto


Inicie a apresentação com uma afirmação poderosa ou até mesmo chocante, desde que seja relacionada ao seu nicho de atuação. Em uma conferência de saúde, por exemplo, uma ideia seria: “Nos Estados Unidos, um terço da população é obesa. A obesidade é a segunda maior causa de morte de prematuros resultante de doenças relacionadas ao modo de vida da gestante”.

Ao final, você pode citar uma frase que inspire o público: “você pode sim perder peso, acredite em você, estamos aqui para ajudar”. A ideia é deixar um clima de encorajamento, dando a sensação de que o webinar realmente foi útil para a audiência. Para uma ótima apresentação, é essencial saber falar em público, sem receio ou medo.

3. Use o senso de humor


O bom uso do humor pode salvar uma apresentação e manter o público engajado. Ele é capaz de prender a atenção, tornando a reunião memorável. Uma maneira de utilizar essa estratégia é mostrar situações cômicas que tenham a ver com o conteúdo ou citar casos reais. Só não é permitido criar um clima de embaraço e vergonha alheia. Tente dosar as piadas para que ninguém se sinta ofendido. Afinal, a apresentação não é um show de stand up comedy, mas pode se aproveitar de alguns elementos desse tipo de espetáculo.

4. Permita que as pessoas façam perguntas


Uma forma simples de aumentar a interatividade e conhecer melhor os espectadores é abrir perguntas. Muitos apresentadores deixam isso para o final, mas essa medida é muito previsível.

Ao longo do webinar, faça rápidas sessões de pergunta e resposta, para trazer mais dinâmica ao evento. Ao ouvir a opinião de outras pessoas, você consegue quebrar a monotonia e deixa o debate mais abrangente.

Conclusão

Construir um workshop ou reunião de sucesso pode parecer um grande desafio, mas é apenas uma questão de prática e bom senso. Com um planejamento que aborde o tipo de audiência e interesses em comum, é mais fácil elaborar uma apresentação menos robótica e mais envolvente.

Se você já atua com eventos, a dica é se auto avaliar e pensar sobre o que pode ser melhorado em relação a sua postura em relação ao público.



Gearbest no Brasil saiba mais sobre essa novidade

A Gearbest inaugurou recentemente um depósito no Brasil.

Gearbest no Brasil saiba mais sobre essa novidade

Empreendedoras negras ganham menos e são menos escolarizadas, mostra pesquisa

Conforme relatório especial feito pelo Sebrae, as donas de negócios negras apresentam uma maior proporção de informalidade que as empreendedoras brancas.

Empreendedoras negras ganham menos e são menos escolarizadas, mostra pesquisa

Brasil tem 4,5 milhões de empresas, número em queda desde 2014

Pesquisa foi realizada pelo IBGE em todo o país.

Brasil tem 4,5 milhões de empresas, número em queda desde 2014

A arte de fazer pão no mundo da tecnologia

E as novas tendências de consumo!


Brasileiros ainda têm dificuldades em adotar práticas de consumo consciente

Preço de produtos orgânicos e separação do lixo para reciclagem são principais barreiras apontadas, revelam CNDL/SPC Brasil.

Brasileiros ainda têm dificuldades em adotar práticas de consumo consciente

O valor do cooperativismo no mundo hiperconectado

Um dos modelos de negócio mais revolucionários do mundo não nasceu no Vale do Silício e não é uma startup.


Prêmio Empreendedor Social abre votação para a categoria ‘Escolha do Leitor’

Categoria com recorde de engajamento no ano passado, Escolha do Leitor - que integra o 15º Prêmio Empreendedor Social - está com a votação aberta até 1º de novembro.


Gestão Ativa do caixa

Como rentabilizar o capital de sua empresa?


Segurança no trabalho

Diferencial para o êxito das organizações.


Contratação de temporários para o Natal será a maior em seis anos

CNC projeta criação de 91 mil postos de trabalho

Contratação de temporários para o Natal será a maior em seis anos

Atividade econômica cresce 0,07% em agosto no Brasil

Índice incorpora informações sobre o nível de atividade da indústria, comércio e serviços e agropecuária.


Gestão empresarial para a área da saúde

O êxito de um empreendimento voltado ao atendimento médico não depende somente da composição de um bom corpo clínico.