Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 passos para desenvolver um e-commerce

5 passos para desenvolver um e-commerce

14/05/2021 5 Estrelas

O conceito de e-commerce vai muito além da criação do site.

5 passos para desenvolver um e-commerce

A principal tendência de qualquer empresa é migrar a compra e venda dos produtos e serviços para o meio digital. Muitas optam pelo e-commerce – também conhecido como comércio eletrônico – para estruturar esses processos na internet.

O conceito de e-commerce vai muito além da criação do site. É uma forma de diferenciar o seu empreendimento por meio do funcionamento digital. E, neste caso, digitalizamos a venda e o atendimento ao cliente. A partir disso, podemos automatizar outras áreas como, por exemplo, o controle de estoque, entrada e saída, financeiro e por aí vai.

O e-commerce é capaz de expandir o seu negócio para além das fronteiras.

Entretanto, apenas abrir uma loja na internet não é o bastante. Há diversos fatores que influenciam na concretização das vendas. Isso porque os consumidores precisam ser atraídos para realizarem as suas compras.

Por isso, vamos falar sobre o que envolve um e-commerce e os passos para que você possa desenvolver uma plataforma de qualidade e atrativa. Continue nesse artigo e você verá:

1. Vantagens do e-commerce;

2. Tipos de e-commerce;

3. 5 passos para desenvolver um e-commerce de sucesso.

1. Vantagens do e-commerce

Antes de apostar totalmente no e-commerce, você deve saber o que essa ferramenta pode fazer por você e as vantagens que carrega:

- Custo operacional

Se você escolhe por abrir um pequeno negócio físico, por exemplo, deve arcar com determinados custos, tais quais a compra de móveis, as reformas, o aluguel e outros. Já no caso do e-commerce, o custo para a sua empresa é muito menor. Pois, ao realizar as vendas de forma online, a sua equipe será menor, assim como a comissão dos vendedores, o gasto com o estoque e demais custos fixos.

- Fácil acesso

Qualquer pessoa pode acessar o e-commerce, de e em qualquer lugar, a qualquer momento. Essa é uma das principais vantagens de ter uma plataforma online. Além disso, há a criação de anúncios, por exemplo, que aparecem no Facebook e se tornam um grande chamariz de clientes.

- Verificação de métricas

Os resultados de marketing digital são fáceis de serem medidos e analisados. Com o uso de plataformas, como o Google Analytics ou o Facebook Ads, a sua empresa consegue ter um panorama das estratégias que estão funcionando e trazendo mais visitas para o site. E essa não é a única métrica, também é possível saber quantas e quais pessoas chegaram até o seu e-commerce de maneira orgânica e quais consumidores completaram a jornada de compra.

- Facilidade no estudo de mercado

Assim, é mais fácil e prático conseguir os resultados de seu negócio no digital, acontece o mesmo no estudo do mercado. Você pode analisar o rendimento de seus concorrentes como, por exemplo, produtos mais vendidos, hábitos etc.

- Poder de alcance

Como mencionado anteriormente, o e-commerce é capaz de atingir pessoas além das fronteiras. Diferentemente do negócio físico que, geralmente, tem um alcance municipal ou regional, com o comércio eletrônico, a sua empresa pode atingir quase toda a população.

- Disponibilidade

Ao contrário de uma loja física, o e-commerce não tem hora para abrir e nem para fechar. Ou seja, está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As compras podem ser feitas a qualquer momento e você não precisa estar presente para fazer o negócio rodar.

2. Tipos de e-commerce

Há diferentes tipos de e-commerce como, por exemplo, o marketplace. Ele é um lugar no qual diferentes marcas podem colocar seus produtos à venda. Esse é o caso da Amazon. Por isso, listamos os principais tipos de e-commerce:

- E-commerce B2B

O B2B (Business to Business) é utilizado por empresas que têm outras empresas como clientes. O foco das vendas é em maquinários ou matéria-prima. Mas isso não impede a venda de produtos finalizados. O e-commerce B2B requer um sistema mais complexo por causa das variáveis que as envolvem, como variação de preços, limite de crédito, condições de pagamento etc.

- E-commerce B2C

O B2C (Business to Consumer) vende para o consumidor final. Neste modelo não existem limites para os tipos de produtos a serem comercializados, sejam eles móveis, roupas, medicamentos e entre outros.

- Atacadista

O e-commerce atacadista trabalha com grandes quantidades de vendas. Por causa do volume, o maior desafio dessa categoria é na logística da entrega. Como opção de simplificar os processos, esse modelo oferece a possibilidade de retirar a entrega pessoalmente, na loja física. A vantagem, neste caso, de comprar na internet é que os preços oferecidos são menores.

- Varejista

O varejista não tem um grande estoque de produto, ou seja, são vendas em pequenas quantidades. Por isso, o seu e-commerce deve possuir um sistema de vendas que converse com o controle de estoque para evitar que as vendas, que não podem ser atendidas, sejam realizadas.

3. 5 passos para desenvolver um e-commerce

Após entendermos os tipos de e-commerce e os benefícios que a sua empresa pode ter ao decidir apostar na ferramenta, está na hora de vermos os 5 passos para desenvolver a sua plataforma:

1. Defina os canais de venda

Ao iniciar o planejamento do seu e-commerce, tenha em mente por onde irá passar. Ou seja, o local em que o seu negócio realizará as suas atividades. Há diversos lugares em que pode estabelecer o seu comércio eletrônico, por exemplo, o marketplace, Instagram e Facebook, entre outros.

Tenha em mente que o canal escolhido influencia diretamente nas ações táticas de venda. Por isso, estude bem e escolha com sabedoria.

2. Escolha o nicho de mercado

Após a escolha da plataforma, é a vez do segmento no qual deseja trabalhar. O nicho de atuação deve ser eleito a partir de análises minuciosas que te tragam a certeza de que aquele produto irá vender para determinado público.

É válido ressaltar que apenas no começo é bom explorar um nicho. Depois, quando o seu negócio começar a capitalizar, você pode ampliar para outros segmentos. Mas é importante esperar um pouco e ver como a sua empresa se desenvolve.

3. Fornecedores

Encontrar um fornecedor é um dos maiores desafios para o vendedor iniciante. Isso porque, além de identificar aquele que te oferte o produto ideal, é necessário ser uma empresa confiável. Ou seja, ir além do processo de venda e fornecimento, é uma aliança com troca de benefícios.

4. Valide os produtos

É muito importante que a empresa valide o produto antes de investir e disponibilizá-lo em seu e-commerce. Para realizar este processo, comece por uma análise de mercado, verifique os canais de vendas em que o mesmo é consolidado. Também é necessário taxar a margem de lucro e o quanto o segmento ainda pode ser explorado.

5. Enfrente o mercado

Após seguir os passos anteriores, o empreendedor irá enfrentar o seu principal desafio: colocar o e-commerce no ar. Seja um pouco conservador no início e espere o seu negócio dar lucro antes de pensar em grandes investimentos. Explore as suas possibilidades de ações estratégicas e encontre o potencial de sua marca.

Se você checou até o final deste artigo, pode entender mais sobre o e-commerce e como implementa-lo para alavancar as vendas da sua empresa. Para te ajudar nessa jornada, a Sinnapse é a escolha certa! Somos uma agência de marketing digital especializada e que acompanha o seu negócio desde a estrutura até o gerenciamento. Adicionamos as melhores estratégias e soluções digitais para as empresas.



Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas