50% dos restaurantes fecham em menos de 2 anos
50% dos restaurantes fecham em menos de 2 anos
Evento reúne grandes empresários do ramo com dicas de como não fazer parte desta estatística.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 50% dos empreendimentos em gastronomia fecham as portas em menos de dois anos. Muitos são os desafios em empreender no País, diversas são as burocracias além das normas rigorosas da Vigilância Sanitária.
O planejamento do estabelecimento é um ponto crucial, muitos aspirantes após se desligar de algum emprego fixo, resolvem se arriscar na gastronomia. Um planejamento detalhado junto a um plano de negócios é o que vai diferir um hobby de um negócio financeiramente sustentável.
De acordo com Carlos Bertolazzi, premiado chef de cozinha e apresentador de programas de TV, como Hells Kitchen e BBQ Brasil, um restaurante vai além do cardápio, é preciso saber organizar as finanças. “Muitos esquecem que um restaurante, antes de ser uma paixão, é um negócio, e um negócio, precisa ser pensado e avaliado para que não haja surpresas”, afirma o Chef.
Um evento em São Paulo, no próximo dia 25 de setembro, vai reunir empresários de sucesso para compartilhar as suas experiências. Saiba mais: http://bit.ly/EmpreendedorismoNaMesa.