Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Empresa do Futuro – a importância do engajamento

A Empresa do Futuro – a importância do engajamento

05/04/2021 Fernando Aguirre e Camilla Padua

Não existe uma fórmula que funcione para todas as empresas.

A Empresa do Futuro – a importância do engajamento

Seguindo com nossas reflexões sobre "A Empresa do Futuro", falaremos sobre um detrator fundamental de transformação, hoje levado a outro patamar em decorrência da pandemia: o engajamento dos times. Por mais tecnológica ou madura que seja uma empresa, a forma como cada colaborador executa seu trabalho tem um enorme impacto nos resultados. Além disso, os custos de contratação, treinamento, adaptação e, principalmente, perda de conhecimento, são difíceis de mensurar e causam inegáveis riscos a qualquer negócio.

Com a chegada da realidade híbrida, um dos elementos mais fortes do engajamento - as relações pessoais - precisa ser repensado, além, é claro de comunicação, processos, produtividade, aprendizado e inovação, entre outros. Não existe uma fórmula que funcione para todas as empresas, mas as três abordagens a seguir podem ser um importante ponto de partida:

- CoDesign: parece óbvio, mas a maioria das empresas ainda se preocupam mais em aplicar "melhores práticas" do que envolverem o time no entendimento e design de iniciativas e soluções. Aqui vale reforçar que nem sempre o que as pessoas acham que desejam é o ideal. O uso de técnicas de design de experiência do colaborador, bem como investigação, desenho de jornadas, entrevistas e análise de dados, é essencial para desenhar melhores abordagens atreladas ao propósito das empresas.

- Dados, aprendizado e indivíduo: mesmo os aspectos mais abstratos, como sentimentos e engajamento, podem ser medidos de forma analítica. Assim é possível perceber alterações pequenas e agir antes que o impacto seja irremediável. Ao usar dados e algoritmos para aprender e atuar de forma individual, o impacto na produtividade é impressionante. Boa parte das situações críticas de engajamento começam com falhas de comunicação entre pares ou com a gestão. O que poderia ser resolvido com uma rápida conversa franca, muitas vezes acaba em um processo trabalhista.

- Valores, mentalidade e conexão: com a realidade hibrida e de mudanças aceleradas, elementos como valores e mentalidade são essenciais alavancas de engajamento. Quanto mais alinhada a mentalidade, mais fácil é para que o time encontre saídas criativas. Mesmo em ambientes virtuais, é importante trabalhar a forma como as pessoas enxergam as situações, bem como criar momentos de troca e fala tanto sobre a estratégia do negócio quanto sobre a interação.

"Happy hours" virtuais já não atraem como antes, mas abordagens criativas são pequenas ações que alimentam relacionamentos mesmo em meios híbridos. Seguem alguns exemplos: café surpresa, onde um grupo só descobre com quem irá conversar no momento da videoconferência; festival digital com convidados externos e oficinas dadas pelos próprios colaboradores sobre temas que dominam.

Engajamento exige olhar e alterações contínuas, e o principal tema a se manter em mente é que pessoas valorizam, mais que tudo, contribuir com um propósito inspirador. E poucos desafios são mais inspiradores que atuar de forma protagonista para tornar-se um colaborador diferenciado dentro de uma "Empresa do Futuro".

* Fernando Aguirre é sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.
** Camilla Padua é sócia-diretora líder de Consultoria de Pessoas da KPMG no Brasil.

Para mais informações sobre Empresas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)



Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário.

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Em 2020, a marca foi atingida em 22 de dezembro, informa associação de SP.

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

Enfraquecido pela pandemia, segmento de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022.

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

A data é a terceira mais importante depois do Natal e do Dia das Mães.

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

Dívidas recentes são recuperadas em maior número que antigas.

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Há tempos que o local de trabalho deixou de ser um ambiente sem graça.

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país.

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

Pequenos negócios ainda registram queda no faturamento e se recuperam gradativamente

Pesquisa do Sebrae e da FGV mostra que indicadores do segmento apresentaram uma leve melhora em setembro, mas os impactos da crise ainda são sentidos pela maioria.

Pequenos negócios ainda registram queda no faturamento e se recuperam gradativamente

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Estudo do Sebrae Minas mostra, ainda, que 40% destas empresas precisaram reduzir as capacitações das equipes nos últimos 18 meses.

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Como evitar a estagnação empresarial?

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas?

Como evitar a estagnação empresarial?

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia.

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma IG gostariam de vender produtos típicos regionais.

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios