A Empresa do Futuro – a importância do engajamento
A Empresa do Futuro – a importância do engajamento
Não existe uma fórmula que funcione para todas as empresas.
Seguindo com nossas reflexões sobre "A Empresa do Futuro", falaremos sobre um detrator fundamental de transformação, hoje levado a outro patamar em decorrência da pandemia: o engajamento dos times. Por mais tecnológica ou madura que seja uma empresa, a forma como cada colaborador executa seu trabalho tem um enorme impacto nos resultados. Além disso, os custos de contratação, treinamento, adaptação e, principalmente, perda de conhecimento, são difíceis de mensurar e causam inegáveis riscos a qualquer negócio.
Com a chegada da realidade híbrida, um dos elementos mais fortes do engajamento - as relações pessoais - precisa ser repensado, além, é claro de comunicação, processos, produtividade, aprendizado e inovação, entre outros. Não existe uma fórmula que funcione para todas as empresas, mas as três abordagens a seguir podem ser um importante ponto de partida:
- CoDesign: parece óbvio, mas a maioria das empresas ainda se preocupam mais em aplicar "melhores práticas" do que envolverem o time no entendimento e design de iniciativas e soluções. Aqui vale reforçar que nem sempre o que as pessoas acham que desejam é o ideal. O uso de técnicas de design de experiência do colaborador, bem como investigação, desenho de jornadas, entrevistas e análise de dados, é essencial para desenhar melhores abordagens atreladas ao propósito das empresas.
- Dados, aprendizado e indivíduo: mesmo os aspectos mais abstratos, como sentimentos e engajamento, podem ser medidos de forma analítica. Assim é possível perceber alterações pequenas e agir antes que o impacto seja irremediável. Ao usar dados e algoritmos para aprender e atuar de forma individual, o impacto na produtividade é impressionante. Boa parte das situações críticas de engajamento começam com falhas de comunicação entre pares ou com a gestão. O que poderia ser resolvido com uma rápida conversa franca, muitas vezes acaba em um processo trabalhista.
- Valores, mentalidade e conexão: com a realidade hibrida e de mudanças aceleradas, elementos como valores e mentalidade são essenciais alavancas de engajamento. Quanto mais alinhada a mentalidade, mais fácil é para que o time encontre saídas criativas. Mesmo em ambientes virtuais, é importante trabalhar a forma como as pessoas enxergam as situações, bem como criar momentos de troca e fala tanto sobre a estratégia do negócio quanto sobre a interação.
"Happy hours" virtuais já não atraem como antes, mas abordagens criativas são pequenas ações que alimentam relacionamentos mesmo em meios híbridos. Seguem alguns exemplos: café surpresa, onde um grupo só descobre com quem irá conversar no momento da videoconferência; festival digital com convidados externos e oficinas dadas pelos próprios colaboradores sobre temas que dominam.
Engajamento exige olhar e alterações contínuas, e o principal tema a se manter em mente é que pessoas valorizam, mais que tudo, contribuir com um propósito inspirador. E poucos desafios são mais inspiradores que atuar de forma protagonista para tornar-se um colaborador diferenciado dentro de uma "Empresa do Futuro".
* Fernando Aguirre é sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.
** Camilla Padua é sócia-diretora líder de Consultoria de Pessoas da KPMG no Brasil.
Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)