Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alta do e-commerce abre espaço para atuação de cibercriminosos

Alta do e-commerce abre espaço para atuação de cibercriminosos

09/03/2022 Divulgação

Relatório aponta o crescimento no número de ataques e tentativas de roubo de dados pessoais e bancários a partir de falsos anúncios na internet.

Alta do e-commerce abre espaço para atuação de cibercriminosos

Nada mais tentador do que abrir uma rede social, um navegador e receber ali uma oferta imperdível do produto que você estava procurando. Com os algoritmos de reconhecimento de padrão cada vez mais refinados, é comum que recebamos todos os dias uma série de ofertas tentadoras.

Some-se a isso o fato de que, nos últimos anos, o brasileiro perdeu o medo de comprar pela internet. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNN), o e-commerce cresceu no Brasil em 2021 cerca de 38%, com faturamento na casa dos 300 bilhões de reais.

Porém, junto com esse avanço, veio um campo fértil para a atuação de cibercriminosos em busca de dados pessoais, acesso a contas bancárias e outros tipos de fraudes cibernéticas que tiram o sossego do consumidor não apenas no Brasil, mas mundo afora.

Segundo relatório recém-publicado pela Apura Cyber Intelligence, empresa especializada em segurança cibernética e apuração de ameaças, o phishing, que é uma técnica de ciberameaça que visa enganar os usuários para literalmente “pescar” e coletar informações pessoais e dados bancários, teve um aumento de 295% nas ocorrências, sendo que muitas delas aconteceram através de falsos sites e anúncios de produtos vendidos na internet.

Como não cair em golpes
Existem alguns hábitos muito importantes na hora de fazer compras na internet. Como tudo está conectado hoje em dia, um passo em falso pode abrir as portas para os cibercriminosos e a dor de cabeça depois disso é gigantesca.

A primeira medida é ficar atento a ofertas muito generosas. Além de poder adquirir produtos de péssima qualidade, muitas dessas ofertas são iscas para captar clientes mais desatentos. Normalmente, grandes lojas e marketplaces fazem amplos anúncios de promoções e é preciso sempre chegar com mais informações sobre a veracidade das promoções.

Outra dica dada pelos especialistas é nunca acessar sites, e-mails ou mesmo propagandas de origem duvidosa. Muitas vezes os criminosos mudam apenas uma letra ou um detalhe para enganar os clientes.

Para mais informações sobre e-commerce clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fonte: Engenharia de Comunicação



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?