Taxa de juros afasta empreendedores
Taxa de juros afasta empreendedores
Pesquisa do Sebrae confirma insatisfação dos pequenos negócios com o Sistema Financeiro do país.

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que a maioria dos pequenos negócios no país está insatisfeita com o sistema financeiro brasileiro.
Desde 2015, quando a pesquisa começou a ser realizada, a insatisfação é crescente, indicando que, apesar da superação do pior momento da crise econômica e da expressiva redução dos juros pelo Banco Central, os pequenos negócios permanecem com dificuldades no acesso ao crédito bancário.
Grande parte dos empresários de micro e pequenas empresas, 86% da amostra pesquisada, evita buscar novos empréstimos. A principal razão apontada é o elevado patamar da taxa de juros, ainda que a percepção de não necessidade de financiamento tenha sido reportada por 38% daqueles que não recorreram a recursos de terceiros.
Conforme a pesquisa Financiamento dos Pequenos Negócios 2018, realizada entre os meses de junho e agosto, o prazo de pagamento a fornecedores (54% dos entrevistados) e o cheque pré-datado (26%) são as formas mais usuais de financiamento. Tais práticas são adotadas para solucionar os problemas de caixa mais imediatos dado que o sistema financeiro não oferece condições adequadas.