Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As principais ferramentas trazidas pela nova logística

As principais ferramentas trazidas pela nova logística

25/06/2020 Leandro Gerken

Considerada parte da 4ª revolução industrial, a logística 4.0 vem forte dando ênfase na automatização dos processos, e consequentemente, tornando o mercado mais exigente quanto a agilidade das informações, processos e rentabilidade.

Com o intuito de aprimorar processos internos, assegurar a qualidade das informações fornecidas a clientes e oferecer um atendimento personalizado, várias empresas do seguimento vêm adotando essa nova prática logística e já sentindo os seus efeitos positivos.

Vista como fator de sucesso para a aplicação de inovações, a computação em nuvem – Cloud Computing –, hoje assume um papel fundamental no desenvolvimento da logística.

Possuir uma estrutura de dados ligada à nuvem, traz ganhos significativos no que tange a otimização de tempo para aplicação de processos, além de deixar evidente a melhoria nos resultados finais e a diminuição acentuada de possíveis erros.

Ao contribuir para o desenvolvimento de cada um dos setores presentes em empresas de logística, a ferramenta tecnológica Business Intelligence (BI), auxilia na junção de dados, que são determinantes para a definição de decisões estratégicas, o que acaba impulsionando a apresentação de resultados reais de maneira rápida e de fácil entendimento.

Com essa ferramenta, por exemplo, é possível realizar a compilação de dados, como o Net Promoter Score (NPS).

Essa ação possibilita que empresas da área atuem de forma direta e rápida juntos aos seus clientes, tendo por base resultados claros e objetivos, sem dar espaço para o surgimento de brechas ou dúvidas.

Outra inovação é o Customer Service, que permite a otimização de informações para a configuração de um trabalho mais customizado e atento às demandas dos clientes, desde o escopo inicial até a execução.

É essencial salientar a importância extrema da busca constante por ferramentas que personalizem o atendimento, pois dessa forma os clientes adquirem um maior controle sobre a identificação e acompanhamento de possíveis gargalos, e as empresas também têm a oportunidade de sugerir e atuar de forma preventiva, antes mesmo que surjam possíveis questionamentos.

De forma geral, as organizações devem estar sempre atentas a novas tecnologias, que possam ser incorporadas em suas operações e que contribuam para a dinamização e eficiência do trabalho oferecido.

Quando falamos de inovação sustentável, podemos citar como exemplo, o emprego de veículos automotivos 100% elétricos no transporte de cargas.

Hoje, diversas empresas estão buscando estabelecer parceiras estratégicas com colaboradores e fornecedores que valorizem iniciativas de cunho sustentável, pois a maioria dos consumidores está voltando as suas atenções para o respeito a este conceito, fazendo disso um diferencial importante.

Também é preciso ressaltar que em uma realidade regida pelas práticas da logística 4.0, as empresas do seguimento devem ainda permanecerem atentas as necessidades de cada um de seus colaboradores, provendo ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois somente assim, será possível caminhar para o desenvolvimento dessa nova abordagem.

Os constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia alinhados com o fit cultural de cada empresa são de suma importância para o desenvolvimento das práticas e inovações trazidas pela logística 4.0.

Esse movimento não só ajuda a impulsionar o crescimento de empreendimentos do seguimento logístico, como também ajuda no aprimoramento de seus serviços, aumento do potencial de competitividade e exaltação de seus diferenciais.

* Leandro Gerken é administrador de empresas e gerente comercial da Transcota - Logística e Transporte.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil.

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

Ao que os números revelam, os mercados autônomos têm registrado expansão ainda maior no pós-pandemia.

Mercados autônomos: o novo benefício das corporações

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing.

10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Investir em tecnologias e equipes especializadas são os principais caminhos para garantir o sucesso nas vendas.

5 tendências para o “Trade Marketing” e vendas em 2024

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

Impactos sobre o setor de Serviços e empresas optantes do Simples Nacional podem afetar desempenho econômico do País no futuro próximo.

Reforma Tributária aprovada é preocupante para empresariado brasileiro

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais.

A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Preocupações referentes à possibilidade da inteligência artificial (IA) roubar nossos empregos não são novidade.

IA: executivos serão substituídos por robôs?

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

O mundo não gira, capota. É por isso que, às vezes, é preciso virar o jogo e demitir um cliente.

Sabe aquele cliente difícil? Está na hora de demiti-lo

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Hoje, é cada vez mais difícil tomar as rédeas do mercado, principalmente quando falamos do setor do varejo.

Quer aumentar as vendas? Aposte na segmentação de dados!

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Pesquisa aponta que o frete mais caro do que o esperado é o motivo que leva 66% dos entrevistados a desistir da compra online.

Desafios da taxa de abandono de carrinho

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A busca por talentos está cada vez mais acirrada, tanto para empresas, quanto para os candidatos.

Procuram-se resolvedores de problemas: a nova era dos profissionais multifuncionais

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador

A liberdade de utilizar as premiações recebidas da maneira que melhor atenda à realidade de cada um.

A era da liberdade nas relações empresa-colaborador