Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Associativismo cresce no Brasil em meio a pandemia

Associativismo cresce no Brasil em meio a pandemia

29/07/2020 Ismael Nascimento

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) do Governo Federal, aponta que o Brasil fechou o ano de 2017 com 820 mil organizações da sociedade civil, sendo que 99 mil delas são representadas por associações civis sem fins lucrativos.

Estes dados representam um aumento de mais de 100% desde a apresentação dos números em uma pesquisa anterior.

Ainda de acordo com informações de uma análise desempenhada pela empresa Ernest Young, por encomenda da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o faturamento anual do setor de associações de proteção veicular varia entre 7,1 e 9,4 bilhões de reais.

A pesquisa também aponta que atualmente existem cerca de 687 associações de proteção veicular no Brasil com mais de 4,5 milhões de associados.

O associativismo no Brasil tem crescido exponencialmente durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, e a previsão é que os números continuem a crescer, mesmo após o fim da crise.

O aumento significativo se deve a diversos fatores, que vão desde a readequação do potencial de compra da população até o surgimento de novas tecnologias.

O bom custo-benefício também possui grande influência sobre o crescimento deste fenômeno entre os brasileiros. No caso da proteção veicular, por exemplo, isso fica bastante claro.

A proteção oferecida por uma associação chega a ser entre 30% e 40% mais em conta do que o proposto por empresas do mercado.

Do ponto de vista mercadológico, o associativismo representa espaço para diálogos produtivos, circulação de informações confiáveis e de vínculo entre empresários.

O que estamos vendo hoje em dia, é um aumento da conscientização sobre as vantagens oferecidas por uma associação, e esse é um dos motivos que têm ocasionado, desde o ano passado um maior número de filiações.

O fortalecimento do associativismo foi essencial para que a curva de seu desenvolvimento se mantivesse intacta, mesmo em um contexto de crise, o que acabou impulsionando o aumento dos números.

Neste ano, a nossa associação apresentou um crescimento de 500% na quantidade de associados. Isso se deve a adoção de um modelo de gestão eficiente e implementação de novas práticas.

Os valores dos benefícios oferecidos pela associação não são pautados por análises de perfis. Todos os nossos associados fazem suas contribuições com um valor fixo.

Ainda buscamos disponibilizar serviços que não só proporcionem baixos custos, como também praticidade e qualidade.

* Ismael Nascimento é presidente da Associação de Proteção Veicular Bem Protege.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?