Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Benefícios ao interior paulista

Benefícios ao interior paulista

13/12/2018 Divulgação

Importância da Usina de Lins é discutida em encontro.

Foram retomados na última semana, os encontros do Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico (GADE), em Lins. Além de outras autoridades, esteve presente o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Israel Antônio Alfonso. Na ocasião, ele falou sobre a importância da nova termelétrica na cidade.

Israel apontou que a usina pode ser a maior de todo o país. “Este é um projeto muito grande, que envolve governo, marinha, Cetesb e outros órgãos importantes, todos envolvidos de alguma forma com a obra.”, afirma o Secretário.

Para a realização da obra, a Prefeitura de Lins cedeu o terreno e apoio logístico, acompanhando todo o processo de construção destas iniciativa. A expectativa é que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) conceda a licença ambiental até março do próximo ano. Por isso, está planejado que a usina termelétrica de Lins participe de um leilão de energia que está marcado para abril.

A construção de uma obra tão grande na cidade traz diversos benefícios, um dos mais importantes é a geração de empregos e renda, tanto pela usina quanto pelos negócios satélites que surgirão. Quando a usina estiver pronta e até mesmo durante a obra, muitos empregos serão gerados para a população da cidade e região, seja direta ou indiretamente, por exemplo, com a necessidade de contratação de serviços terceirizados. Dessa maneira, a economia da cidade irá ser fomentada.

Além disso, o abastecimento de gás será feito por quatro fornecedoras e o município irá arrecadar o ICMS de todo esse fornecimento. Um estudo está sendo realizado também para planejar a distribuição do gás para o município, que já conta com a presença do gasoduto Brasil – Bolívia em seu território.

O Secretário também informou que a usina e a cidade se tornarão referências mundiais, uma vez que os equipamentos que serão trazidos para a usina estão sendo produzidos nos EUA e conta com tecnologia inovadora, tornando a cidade pioneira sob este aspecto.

Carlos Eduardo Miranda, gestor da Ômega Engenharia, desenvolvedora do projeto da Usina Termelétrica, ressalta a importância da iniciativa. “Um projeto deste tamanho é um divisor de águas. Ele irá trazer para a cidade um investimento na ordem dos bilhões e muita mão de obra especializada, principalmente em sua operação”, ressalta.

Esta é uma obra muito grande, que envolve muitos órgãos, por isso, a demora nos processos de andamento é algo natural. Dessa maneira, eventos como o encontro do GADE é extremamente importante para informar a comunidade e empresários de Lins de todos os detalhes e etapas dos processos da aprovação e instalação da usina termelétrica. O GADE é realizado pela ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico) em parceria com a Associação Comercial Empresarial de Lins, Sincomércio e Associação dos Profissionais Contabilistas de Lins.

Marcio Koerich, gestor de uma das investidoras, a GE, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade na discussão sobre a Usina Termelétrica. “Essa iniciativa do GADE é importante por abrir espaço para perguntas, explicações e comentários. Assim, mais pessoas entenderão toda a importância da Usina, tudo que se ganhará com ela e também o que ainda é preciso desenvolver. Sem o evento realizado pelo GADE, a população ficaria sem essas importantes informações”, ressalta.

A ADETEC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que existe desde fevereiro de 2001, e que nasceu para apoiar iniciativas no domínio das políticas públicas na cidade de Lins (SP) e região. Ela é uma associação formada por empresas privadas, centros universitários e entidades do poder público, que trabalham com o objetivo principal de executar atividades relacionadas a desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Fonte: Carvalho Assessoria 



Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Construção Civil puxa resultado do Iscon, índice que mede o ânimo dos empresários em relação ao desempenho das suas atividades.

Confiança dos pequenos negócios mineiros cresce em dezembro

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

É preciso deixar de lado todo discurso derrotista e voltado apenas para desafios e privilegiar a obtenção de resultados.

Perspectivas positivas para a indústria em 2022

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Nível de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Pesquisa revela dificuldades na retomada dos negócios.

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

No ano passado, volume de compensações caiu 23%.

Uso de cheques no Brasil cai 93% desde 1995

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais.

6 tendências de comunicação e marketing para 2022

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Com o aumento do salário-mínimo, Documento de Arrecadação Simplificada de MEI (DAS) passa a ter novos valores.

Contribuição mensal de microempreendedores individuais será reajustada

Inflação oficial fecha 2021 com alta de 10,06%, diz IBGE

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Retirada líquida no ano passado foi de R$ 35,5 bilhões.

Poupança tem terceira maior retirada líquida da história em 2021

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021

De acordo com Sondagem Trimestral, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, a Indústria é a que mais investiu.

Cerca de 40% dos pequenos negócios realizaram investimentos em 2021

Mercado financeiro prevê que economia vai crescer 0,36% em 2022

Estimativa anterior de crescimento do PIB era de 0.42%.


Capacitação no atendimento é diferencial para fidelizar clientes

Quando você chega a um restaurante, o que mais espera além de uma boa comida?

Capacitação no atendimento é diferencial para fidelizar clientes