Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Cemig é a única empresa do setor elétrico não europeia no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

Cemig é a única empresa do setor elétrico não europeia no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

16/09/2019 Divulgação

Cemig permanece na seleta lista de empresas do Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World), por 20 anos consecutivos, como a única empresa do setor elétrico não europeia, desde a criação desse importante índice.

Pelo 20º ano consecutivo, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig foi listada entre as empresas que compõem o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2019/2020), divulgado nesta sexta-feira (13 de setembro), em Nova York. A Cemig permanece como a única empresa do setor elétrico, não europeia, a fazer parte do índice que selecionou apenas 8 empresas do setor no mundo dentre as 77 que foram avaliadas.  Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam por suas práticas de gestão social, ambiental e econômica.

O DJSI World é composto por ações das maiores empresas do mundo que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo seu desempenho em sustentabilidade e a sua adaptação às tendências de mercado, capazes de criar valor para os acionistas no médio e longo prazo. Anualmente, a composição do índice é renovada, tornando-se uma referência mundial para investidores e agências financeira internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos socialmente responsáveis.  A nova composição do DJSI World reúne 318 empresas de 27 países. O levantamento para seleção das empresas, nesta edição, abrangeu 2.296 empresas de 58 ramos industriais.

As empresas são avaliadas segundo um questionário e, também, por meio das informações públicas disponibilizadas em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e através de informações disponibilizadas em websites. O critério para seleção é conduzido pela RobecoSAM AG, empresa especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços no campo de investimentos sustentáveis, sendo todo o processo auditado pela Deloitte.

Mais informações sobre o DJSI World podem ser obtidas no endereço www.sustainability-indices.com.

Fonte: Cemig




O engajamento dos colaboradores em um mundo colocado à força em home office

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19.


Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado


A crise e suas oportunidades

A partir dos dados da B3, é possível observar um movimento extremamente curioso no mercado financeiro.


Acomodando-se para a longa viagem: trabalhando de casa com segurança

Na última década, vimos um tremendo aumento de trabalhadores remotos - tanto autônomos quanto colaboradores e executivos.


Empreendedor, o herói necessário

A recessão econômica que iniciada neste primeiro semestre de 2020 será uma das mais graves dos últimos tempos.

Empreendedor, o herói necessário

Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tiveram crédito negado

Pesquisa do Sebrae mostra que a crise tem levado um número maior de empresários a buscarem empréstimos para manterem os negócios.

Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tiveram crédito negado

Edital de Inovação para a Indústria do SENAI lança nova categoria

São 250 mentorias online e gratuitas para apoiar as empresas na produção de equipamentos de proteção para COVID-19.


Novos impactos para implementação da LGPD

As empresas que não se anteciparam na busca de adequação à LGPD devem colocar este projeto em segundo plano.


Geração de caixa através dos tributos em meio a pandemia

O que as empresas necessitam é de geração de caixa como medida imediata. A possibilidade existe por iniciativa própria e dentro da lei.


E-commerce nos tempos de COVID 19

O que as empresas podem fazer para manter a operação funcionando?


Os impactos da pandemia do novo coronavírus na mineração

Para continuar operando durante o período de isolamento social – que é uma das medidas restritivas essenciais no combate ao novo coronavírus –, diversas empresas precisam se reinventar.