Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Cerca de 2% dos pequenos negócios encerraram as atividades devido a pandemia

Cerca de 2% dos pequenos negócios encerraram as atividades devido a pandemia

02/07/2020 Divulgação

Pesquisa do Sebrae mostra também que metade dos empresários mineiros que fecharam permanentemente, não pretendem mais empreender.

Cerca de 2% dos pequenos negócios encerraram as atividades devido a pandemia

A crise provocada pelo coronavírus (Covid-19) atingiu em cheio cerca de 2% dos pequenos negócios mineiros que tiveram que fechar as portas de vez. De acordo com a 4ª edição da Pesquisa Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae, entre os dias 29 de maio e 5 de junho, os empreendimentos do estado que continuam no mercado registraram uma queda de mais da metade do faturamento.

Ainda segundo o estudo, das empresas que encerraram suas atividades permanentemente, 32% disseram que poderiam ter evitado o fechamento, caso tivessem apoio financeiro do governo. Por outro lado, 31,5% dos entrevistados afirmaram que nada poderia ter ajudado a superarem a crise.

“Os pequenos negócios têm enfrentado, desde março, uma batalha diária para continuar no mercado. Além das incertezas provocadas pela pandemia, a falta de recursos financeiros para tocar o negócio, mesmo após a retomada, é um dos principais motivos que fizeram com que as empresas encerrem suas atividades”, justifica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Questionados sobre o que irão fazer após o fechamento do negócio, 54,4% dos donos de pequenos negócios mineiros disseram que irão buscar novas oportunidades de emprego e 18,2% irão criar um negócio informal.

Já os empreendimentos mineiros que continuam no mercado, 36,3% conseguem funcionar neste momento de restrição de circulação, porém não têm estrutura para usar tecnologias digitais.

Fonte: Sebrae



Como a queda da taxa de juros Selic impacta nossas vidas?

Com a Selic em queda, estimula-se também o consumo das famílias.

Como a queda da taxa de juros Selic impacta nossas vidas?

Gasto com presente do Dia dos Pais será menor este ano

Lojistas de shopping estimam valores entre R$ 51 e R$ 100.

Gasto com presente do Dia dos Pais será menor este ano

Geração 3D: o que podemos aprender com ela?

Conheça mais sobre como os profissionais 3D podem ser modelos para você.

Geração 3D: o que podemos aprender com ela?

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

Indústria ainda não conseguiu recuperar perdas causadas pela pandemia.

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

O futuro do varejo passa a ser digital

Agora, cada celular é um ponto de venda, cada usuário um cliente em potencial.

O futuro do varejo passa a ser digital

Marketing e estratégia empresarial: o cliente como norte do sucesso empresarial

Algumas empresas têm patinado quando o assunto é a utilização de estratégias digitais para impulsionar o crescimento de seus negócios.

Marketing e estratégia empresarial:  o cliente como norte do sucesso empresarial

Levantamento mostra que vendas devem aumentar no Dia dos Pais

Enquanto vendas online sobem, as do comércio tradicional têm queda.

Levantamento mostra que vendas devem aumentar no Dia dos Pais

Novas fontes de recursos para a construção civil

Fato até então inédito, a economia brasileira passou, a partir de 2015, por dois anos consecutivos de recessão.


Abertura comercial não é o mesmo que inserção nas cadeias globais

Atualmente não tem sentido uma nação querer atuar autonomamente no mundo, minimizando seus relacionamentos comerciais com outros países por meio de barreiras protecionistas que acabam inibindo o desenvolvimento.


Entenda o impacto da gestão visual na indústria

O uso de recursos visuais fáceis de interpretar é particularmente útil.


FIEMG lança Portal de Compras da Indústria

Plataforma digital conecta os empresários a mais possibilidades de negócios.


O coronavírus acelerou a transformação digital nas empresas?

A resposta para esta pergunta parece óbvia, no entanto, ele foi só um dos vários motivos que fizeram com que as empresas caminhassem com mais afinco para a jornada da Transformação Digital.

O coronavírus acelerou a transformação digital nas empresas?