Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a pandemia transformou as lideranças

Como a pandemia transformou as lideranças

02/06/2021 Adriana Saluceste

A pandemia de Covid-19 tem gerado transformações em âmbitos variados da sociedade.

Como a pandemia transformou as lideranças

As empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas necessidades de seus funcionários, clientes e fornecedores e ainda enfrentar desafios financeiros e operacionais.

Com tantas mudanças – e em período tão curto de tempo –, vieram muitas questões. Como gerir meu time remotamente? Qual modelo e metodologia usar? É possível manter ou aumentar o volume e a qualidade das entregas? Como manter minha equipe engajada? 

A confiança se tornou fundamental e foi dado início a um movimento muito grande das empresas em construí-la por todos os canais. Nesse momento crítico, a figura do líder se tornou mais importante do que nunca. Os trabalhadores buscam confiança em seus líderes. E eles a encontram quando acreditam que as lideranças se importam por cada indivíduo e pela humanidade de forma geral.

É fundamental que os líderes tenham um plano. Eles não precisam saber tudo, mas precisam ser transparentes sobre como estão tomando as decisões. A liderança deve olhar para frente proativamente e dar respostas, em vez de ser reativa. E cabe a ela focar no processo – não apenas em resultados a serem alcançados.

As necessidades imediatas das equipes também mudaram. Além das necessidades físicas (cuidados com o corpo e com a saúde), também devem ser levadas em conta as necessidades mentais (psicológica e desenvolvimento de resiliência) e as necessidades de relacionamento (busca constante por conexões e pertencimento) de cada um.

O mindset ágil vem trazendo inúmeros benefícios para os líderes, nesse contexto de transformação e incertezas. Alguns pontos são fundamentais para essa “virada de chave”:

1. As pessoas precisam se sentir empoderadas, com a certeza de que seus líderes confiam nela.

2. Burocracia, neste momento, só atrapalha.

3. É preciso identificar os impedimentos para que a equipe tenha sucesso e removê-los.

4. A comunicação deve ser frequente, mesmo virtual.

5. Problemas complexos podem ser divididos em partes gerenciáveis.

6. Pequenas partes da solução devem ser testadas por períodos curtos de tempo.

7. As entregas precisam estar prontas para feedback.

8. O que os clientes mais valorizam é prioridade e tem que ser entregue o mais rápido possível. O resto pode esperar.

9. Importante testar e aprender com poucos clientes e acertar com a maioria.

10. A adaptação acontece à medida que os clientes entendem o que realmente valorizam.

11. O planejamento é fundamental, mas o planejamento em detalhes deve ser feito apenas para as atividades que não serão alteradas antes da execução.

12. Inovações precisam ser facilmente reversíveis.

Não temos como prever como será o futuro pós-isolamento. Mas é inegável que a pandemia global trouxe diversas mudanças às nossas vidas. Ainda que daqui a alguns meses o vírus se vá – e esperamos isso ansiosamente –, ele já mudou de forma irreversível nossa experiência em todos os âmbitos.

* Adriana Saluceste é diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank.

Para mais informações sobre a Eletrobras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



Novo fôlego para o empresariado

As micro e pequenas empresas brasileiras chegaram perto de entrar em colapso com o início da pandemia, em março do ano passado.


Trabalho presencial: quando e como será possível?

A volta, ou não, do trabalho presencial é um dos principais temas nas instâncias diretivas das grandes empresas brasileiras.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

É preciso cuidado, pois o que se tem dentro da legislação é que esse pode ficar em até 25% da carga horária em home office.

Modelo híbrido é alternativa ao home office? Pela legislação não é bem assim

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário.

Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Em 2020, a marca foi atingida em 22 de dezembro, informa associação de SP.

Impostômetro chega à marca de R$ 2 trilhões

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

Enfraquecido pela pandemia, segmento de food service deve estar preparado para o boom das operações, que se dará em 2022.

Setor de food service deve movimentar R$ 167 bilhões em 2021

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

A data é a terceira mais importante depois do Natal e do Dia das Mães.

CNC estima faturamento recorde do varejo para o Dia das Crianças

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

Dívidas recentes são recuperadas em maior número que antigas.

Serasa mostra que empresas pagam 51% das dívidas em até 60 dias

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Há tempos que o local de trabalho deixou de ser um ambiente sem graça.

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país.

Maioria de postos de trabalho foi criada por micro e pequena empresas

Pequenos negócios ainda registram queda no faturamento e se recuperam gradativamente

Pesquisa do Sebrae e da FGV mostra que indicadores do segmento apresentaram uma leve melhora em setembro, mas os impactos da crise ainda são sentidos pela maioria.

Pequenos negócios ainda registram queda no faturamento e se recuperam gradativamente

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Estudo do Sebrae Minas mostra, ainda, que 40% destas empresas precisaram reduzir as capacitações das equipes nos últimos 18 meses.

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia