Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como evitar a estagnação empresarial?

Como evitar a estagnação empresarial?

24/09/2021 Valdez Monterazo

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas?

Como evitar a estagnação empresarial?

Com o passar dos anos, muitas pessoas e negócios não mudam em absolutamente nada, os mesmos erros e dificuldades permanecem.  Eles simplesmente pararam no tempo e não evoluem. Isso ocorre por uma razão muito específica: falta visão de futuro e objetivos.

Por não desenvolverem esse senso de direção pessoal, caem em um estado de piloto automático, alienação ou letargia. Do outro lado, caso tivessem esse senso de direção pessoal desenvolvido, essas pessoas estariam engajadas e motivadas a desenvolver competências que os permitissem atingir objetivos.

Você consegue perceber a diferença? Aqueles que avançam estão constantemente desenvolvendo competências em direção aos seus objetivos. Os que estagnam não têm senso de direção e caem na alienação.

Dito isto, pergunto novamente: como evitar a estagnação empresarial?

A estagnação pode ser evitada ao aplicar quatro princípios, que se implementados de maneira sistemática, ajudam as pessoas a progredirem:

- Definir

Definir está relacionado a refletir sobre a direção. Isso se traduz em objetivos pessoais e profissionais definidos e uma visão de futuro muito clara.

- Resumir

Resumir significa eliminar tudo o que não é essencial. Exemplos:  atividades corriqueiras, relacionamentos que talvez só atrapalhem, informações inúteis, processos ineficazes.

- Potencializar

Potencializar é exatamente colocar foco absoluto em tudo aquilo que realmente gera valor a você a ao seu negócio

- Propagar

Propagar é transmitir conhecimentos e habilidades, criar multiplicadores na equipe, em outras palavras, liderar.

Para facilitar ainda mais sua aplicação, apresento uma forma de colocar os princípios em prática e, assim, mudar sua vida para melhor:

1. defina com o máximo de clareza seu objetivo profissional;

2. liste todas as atividades que você faz regularmente durante a semana;

3. resuma, ou seja, elimine todas aquelas que não te ajudam diretamente na obtenção do seu objetivo ou não geram um valor real a você e para seu negócio;

4. potencialize, coloque foco absoluto, em todas as atividades que geram valor real a você e para seu negócio;

5. entenda quais são as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo e maximizar ações;

6. propague conhecimentos, treine e delegue poderes à sua equipe para que você possa focar naquilo que gera mais valor ao seu negócio.

Mesmo após anos trabalhando como coach de negócios, sempre fico impressionado com o impacto que um raciocínio, simples como esse, pode trazer a uma pessoa ou empresa.

Convido você, então, a definir, resumir, potencializar e propagar atividades em sua vida pessoal e profissional.

Ao fazer isso, você poderá não somente evitar a estagnação, como também promover o seu crescimento pessoal e profissional de forma continuada.

* Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. 

Para mais informações sobre Empresas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Desde que o mundo é mundo, a felicidade sempre foi o tema da existência humana.

Autor: Nancy Quintela e Walderez Fogarolli

Felicidade nas empresas: ambientes resilientes e produtivos

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Há duas ferramentas que são essenciais para um bom líder utilizar e ajudar a criar uma imagem positiva e forte da sua marca e negócio: o marketing e o branding.

Autor: Leonardo Chucrute

Você sabe a importância do marketing e do branding para um bom líder?

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

Se as empresas estão engajadas na temática de segurança, por que continuamos vendo casos de ciberataques?

Autor: Renata Barros e Tailan Oliveira

Quais os principais erros cometidos na hora de investir em cibersegurança?

5 desafios de trade marketing

Como as empresas devem se preparar para 2024.

Autor: Kleber Astolfi

5 desafios de trade marketing