Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como implementar a inteligência artificial nas empresas?

Como implementar a inteligência artificial nas empresas?

04/03/2022 Bruno Cedaro

Desenvolvidos há mais de seis décadas, os recursos de Inteligência Artificial estão, a cada ano, ganhando proporções inimagináveis no mundo corporativo.

Como implementar a inteligência artificial nas empresas?

Com foco inicial em criar máquinas capazes de simular a eficiência humana na operação de diversas atividades, hoje, ela já se encontra em estado avançado em diversas atividades ao redor do mundo.

Sua incorporação já faz parte da rotina de muitas empresas e, para aquelas que desejam investir ainda mais nestes recursos, certos cuidados devem ser tomados para garantir sua eficácia.

De todos os maiores avanços sentidos nos últimos anos, o poder computacional em progressão geométrica foi um dos mais notáveis. Novos algoritmos adaptáveis foram impulsionados pela inteligência artificial, permitindo uma maior capacidade de armazenamento de dados por meio de inputs de fontes distintas.

Este mecanismo, popularmente aplicado por meio do Big Data, amplia a capacidade de análise de dados das organizações em volumes extraordinários – ação que auxilia na avaliação assertiva do andamento dos projetos e a entrega de resultados adequada às estratégias internas.

Em uma analogia claramente visível no nosso cotidiano, a inteligência artificial é amplamente usada nas estratégias de marketing nas redes sociais. Basta analisarmos com quantos anúncios nos deparamos ao navegar por estas plataformas, após pesquisarmos algum serviço ou produto nos canais de busca.

Benefícios da inteligência artificial para as empresas

Para as companhias, este uso é extremamente benéfico para suas vendas, possibilitando a elaboração de ações mais assertivas com as preferências e desejos de seu público-alvo.

Ao invés de disporem recursos com ações massivas e se comunicar com usuários que não se interessam por seus produtos e serviços, a IA permite um redirecionamento mais objetivo com potenciais consumidores da marca.

O cruzamento de dados favorece a identificação do nicho ideal para seu negócio, além dos canais nos quais estão e preferem se relacionar – seja por meio digital ou formas mais tradicionais.

Para os clientes, as mesmas vantagens podem ser espelhadas – afinal, passarão a receber anúncios e propagandas de produtos ou serviços que estejam, de fato, alinhados a seus interesses do momento.

Novas marcas até então desconhecidas podem, inclusive, entrar em seu radar com preços mais atrativos do que grandes empresas do mercado, possibilitando a ascensão de muitos negócios que, até então, não dispunham de altos recursos de propaganda e divulgação.

Como prova da valorização destas campanhas personalizadas, uma pesquisa feita pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, mostra que 57% dos brasileiros acreditam que serviços e produtos que usam inteligência artificial trazem mais vantagens que desvantagens. Ainda, 65% defendem que seu uso no cotidiano torna a vida mais fácil e ágil, com uma experiência bem melhor e mais agradável.

Como implementar a inteligência artificial nas empresas?

Diante de inúmeras vantagens, é de se esperar a onda crescente de companhias direcionando seus investimentos para aplicá-la em sua rotina.

Para aquelas que estão iniciando esta jornada, um entendimento deve estar claro: a IA não deve ser encarada como foco ou diferencial competitivo no mercado, mas sim, o meio no qual as empresas remodelarão suas estratégias de crescimento no mercado.

Afinal, muitas organizações já utilizam sistemas e ferramentas avançadas com esta tecnologia – e, o que fará com que seu negócio prospere será, justamente, a forma com que adaptará estes recursos para seu propósito de atuação.

Todo dado interno é um ouro bruto, e precisa ser lapidado adequadamente para evitar quaisquer rachaduras que possam danificá-lo. Analogicamente, esse cuidado deve ser aplicado no auxílio em empresas especializadas na área, com o know how necessário para conduzir a aplicação da IA da melhor forma no seu negócio.

Existem muitas plataformas e mecanismos distintos no mercado, e é preciso saber o melhor com base nas demandas e objetivos da companhia.

Ainda, estes investimentos devem estar aliados, imprescindivelmente, à segurança das informações administradas. Com a vigência da LGPD, as multas para aquelas que não se preocuparem com esta proteção serão severas.

É preciso responsabilidade sobre os dados, além de procurar empresas com credibilidade no mercado para este segmento. Assim, seu negócio certamente conseguirá desfrutar dos melhores proveitos da Inteligência Artificial para sua prosperidade e atração de cada vez mais clientes.

* Bruno Cedaro é COO Digital e CBDO da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Para mais informações sobre a Eletrobras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Informa Midia



Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Autor: Beatriz Machnick

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?

Em meio a um cenário empresarial dinâmico e em evolução constante, a adoção de um sistema de gestão torna-se imprescindível para garantir a eficiência operacional.

Autor: Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Como um ERP pode aumentar a eficiência de uma empresa?