Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como segmentar o público-alvo de uma indústria

Como segmentar o público-alvo de uma indústria

13/05/2020 Divulgação

Venha descobrir neste post sobre como é possível realizar uma segmentação eficiente do público-alvo em sua indústria!

Como segmentar o público-alvo de uma indústria

Será que você realmente conhece o perfil dos seus clientes? Sabe qual é a média de sua idade, gênero e seus comportamentos? O que mais os atraem a comprar um produto e serviço com sua empresa?

Essas perguntas são essenciais no momento de definir quem é o seu público-alvo. Conhecendo todos os detalhes sobre eles, é possível criar e implementar estratégias eficazes para alcançá-los com maior precisão e segurança.

No entanto, mesmo que o detalhe do público-alvo seja essencial para uma empresa se destacar, esse processo não é tratado como prioridade por muitos, o que pode comprometer todas as campanhas da empresa.

E se tem uma empresa que está inserida no ramo industrial, seja no setor de bomba centrífuga, ou de produtos de decoração, entre outros, ter um baixo conhecimento do perfil do seu público não apenas pode prejudicar as estratégias, como também pode gerar sérios prejuízos e impedir que a indústria não se desenvolva.

E por essa razão, nós elaboramos este conteúdo para explicar como é possível segmentar o seu público-alvo de maneira eficiente dentro da sua indústria! Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

1. Pesquise o seu mercado

Para conhecer e entender o que realmente acontece dentro do mercado e com o seu público, a pesquisa é um item fundamental.

Por isso, realize todas as pesquisas que forem necessárias para o desenvolvimento das ações e para maior conhecimento do público.

Se você atua com uniforme nr10, por exemplo, dados e informações sobre como os concorrentes trabalham, quais os seus diferenciais, como é o atendimento e comunicação, entre outros, são fatores que devem ser analisados.

Afinal, são por meio dessas análises que você estará seguro de embasar todas as suas estratégias, além de também ter mais clareza sobre os resultados obtidos em cada uma das ações.

Ao conhecer bem o seu mercado, é mais certo definir quais serão as ações e diferenciais competitivos.

2. Use as redes sociais como parte das suas pesquisas

Outra forma de realizar uma pesquisa de mercado eficiente sobre o seu público-alvo é se aproximando dos seus leads (potenciais clientes) e consumidores pelas redes sociais.

Elabore questionários com perguntas sobre o perfil, hábitos, comportamentos e opiniões desse público, entre outras questões que envolvem a compra com a empresa e o seu nível de satisfação.

Essas perguntas podem ser enviadas em troca de descontos, promoções e até mesmo ofertas que sua indústria irá disponibilizar durante alguma campanha.

Com um incentivo para o seu público, você terá mais chances de obter respostas, ainda mais quando utilizando as redes sociais como ferramenta de pesquisa!

3. Crie grupos de segmentação

Outra forma de realizar uma segmentação eficiente para o seu público-alvo é criando grupos e separando cada perfil, de acordo com as suas necessidades ou preferências.

Especialmente para as indústrias que fornecem diversos tipos de produtos, como vários modelos de fritadeira elétrica industrial, por exemplo, realizar uma separação do público é uma das melhores alternativas para ter mais clareza sobre as estratégias utilizadas.

Em cada grupo, vai haver uma diferente necessidade ou até mesmo preferência por parte dos clientes, e por isso, a segmentação das estratégias também se tornam mais efetivas!

Agora que você já sabe é possível realizar uma segmentação eficiente para o seu público-alvo em sua indústria, o que acha de aderir a estas dicas e ter sucesso em seu planejamento estratégico? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG