Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consumidor brasileiro está mais exigente e menos paciente

Consumidor brasileiro está mais exigente e menos paciente

02/06/2006 Divulgação

De acordo com a revista norte americana "Fortune", uma das publicações mais importantes em economia e finanças, a cada dia que passa, as exigências dos clientes estão aumentando e sua paciência diminuindo. Com os brasileiros não é diferente! Ele nunca exigiu tanto como nos últimos anos. No mundo de hoje, os produtos estão cada vez mais parecidos, então o diferencial passa a ser a qualidade no atendimento.

Um bom atendimento é o mais importante dos serviços prestados ao consumidor. Outro motivo que mudou o perfil do brasileiro foi a tecnologia. Seu rápido avanço colaborou com o desenvolvimento de técnicas que trazem cada vez mais qualidade no atendimento. 

Com isso, as grandes corporações se equiparam com centros de suporte e atendimento ao cliente, e o esforço para manter esse exigente consumidor não é pequeno. Mesmo assim, os níveis de satisfação ainda estão longe do esperado.

Segundo dados divulgados pela revista "consumidor moderno", os serviços de Call Center, maiores potências de atendimento e suporte, são os líderes de insatisfação. Os clientes explicam que a demora na transferência de chamadas tanto do atendimento eletrônico quanto do humano, deixam a desejar.

Com este cenário, as empresas passam a mudar suas prioridades. Essa é a boa notícia para os consumidores. A partir de agora os serviços de atendimento terão boas perspectivas, pois as empresas estão lutando para reconquistar a confiança do cliente.



Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Estudo do Sebrae Minas mostra, ainda, que 40% destas empresas precisaram reduzir as capacitações das equipes nos últimos 18 meses.

Um terço dos pequenos negócios mineiros investiu em RH para enfrentar a pandemia

Como evitar a estagnação empresarial?

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas?

Como evitar a estagnação empresarial?

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia.

Híbrido e Inteligente: o que esperar do varejo no futuro

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma IG gostariam de vender produtos típicos regionais.

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Embora não seja proibido misturar o caixa da empresa com o pessoal, há conseqüências que podem ser graves ao proprietário ou aos sócios do negócio.

Confusão patrimonial: como evitar esse tipo de dor de cabeça

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Federações apresentam suas sugestões para contribuir com o combate à crise energética.

Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Indústria lidera o ranking entre os setores e microempreendedores influenciam positivamente o resultado geral do Iscon em agosto.

Confiança dos pequenos negócios segue em crescimento pelo quarto mês consecutivo

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Estudo do Idec aponta que, em meio à pandemia de covid-19, qualidade de serviços piorou e houve alta migração de consumidores para bancos digitais.

Mesmo na crise econômica e sanitária, bancos aumentam as tarifas

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Trata-se da quarta alta consecutiva do indicador.

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Pets em condomínios comerciais

Muitas pessoas já descobriam que ter um animal é ter um companheiro de verdade, além ser um excelente meio de afastar a solidão.

Pets em condomínios comerciais

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Em 2021, a poupança acumula retirada líquida de R$ 15,629 bilhões.

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Especialista analisa o bom momento do setor. Confira a entrevista!

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil