Empreendedores esperam que Black Friday e Natal favoreçam retomada econômica
Empreendedores esperam que Black Friday e Natal favoreçam retomada econômica
Micro e pequenos empresários contemplados com ajuda financeira do Estímulo 2020 estão otimistas.

Micro e pequenos empresários que mantiveram suas firmas vivas com a ajuda do Estímulo 2020, primeiro fundo 100% privado do Brasil criado para apoiar os pequenos negócios afetados pela crise da covid-19, têm agora a expectativa positiva de que as vendas de final de ano, por ocasião da Black Friday, em 27 de novembro, e do Natal consolidem o processo de retomada.
Roberto Campos, dono da Uatt, loja de presentes de Belo Horizonte, participará da promoção atrelada ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos oferecendo descontos de até 70% nos produtos que comercializa. "Acreditamos que haja uma demanda reprimida devido à pandemia. Como as pessoas não estão viajando, podem gastar um pouco mais de dinheiro em compras de produtos para o final do ano", salienta o empresário.
Ele utilizou o apoio que obteve com o Estímulo 2020 para sanear a Uatt. Com o alívio trazido pelo empréstimo, Campos pode investir na abertura de um novo empreendimento, a Cria Criatura, dedicada à fabricação de produtos personalizados, como luvas, moletons, canecas e lancheiras. Com isso, reduzirá a importação de mercadorias, que está se tornando muito onerosa devido à elevada cotação do dólar, e ficará menos dependente dos fornecedores.
Para a empresária paulista Andréa de Barros, a obtenção do recurso junto ao Estímulo 2020 foi essencial para a manutenção de seu negócio, a editora Barros, Fischer & Associados, especializada em guias de estudos. "Independentemente da pandemia, o período entre novembro e dezembro é sempre ruim devido à aproximação das férias, quando muitas pessoas deixam de comprar nossos guias", resume a empreendedora.
Fonte: FIEMG