Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empreendedorismo por meio de microfranquias é a oportunidade de crescimento do país

Empreendedorismo por meio de microfranquias é a oportunidade de crescimento do país

02/09/2021 Renato Ticoulat

Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing?

Empreendedorismo por meio de microfranquias é a oportunidade de crescimento do país

A pobreza ainda é um problema grave em muitas partes do mundo e a fórmula até então usada no combate a ela, sobretudo na América Latina através de políticas de redistribuição forçada de renda, já demonstra que não é a melhor solução, como indicam estudos recentes do Banco Mundial. No momento que o Brasil discute que caminho tomar para retomar o crescimento, é importante ressaltar que não existem milagres nem atalhos, apenas o reequilíbrio das contas públicas com a consequente recuperação dos investimentos privados e a ampliação da competitividade nacional, que são capazes de gerar as melhores condições para uma legítima redistribuição de renda. Sendo assim, o empreendedorismo é um dos fatores-chave para o desenvolvimento econômico e se torna uma das ferramentas mais viáveis para tirar as pessoas da pobreza.

Entretanto, esbarramos na questão cultural, já que não fomos criados para ser empresários, mas sim assalariados. Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing? A falta de conteúdo nesse sentido dificulta a formação de crianças e jovens com habilidades empreendedoras e uma visão de planejamento de longo prazo, uma característica fundamental para o mundo do negócios. Uma das saídas para enfrentar este problema é o modelo empresarial do franchising, que tem entre suas opções a microfranquia, um formato que requer baixo investimento e conta com a possibilidade de financiamento para a sua aquisição pela classe média emergente.

Trata-se de franquias de até R$ 105 mil, incluídos o capital para a instalação, taxa de franquia e capital de giro, como definidos pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. De maneira geral, estas microfranquias estão situadas no segmento de serviços e muitas vezes não necessitam de ponto comercial, nas quais o próprio franqueado é o principal operador, requerendo poucos ou mesmo nenhum funcionário. A importância desse modelo se justifica pelo crescimento do poder aquisitivo das classes de menor renda, já que o investimento inicial médio, segundo a ABF, varia entre R$ 44 mil e R$ 54 mil e em um levantamento realizado em 2018 revelou que 29% destas unidades demandam em média de 12 a 18 meses para obter o retorno sobre o investimento.

De acordo ainda com dados da entidade, em 2012 havia 368 redes de franquias no formato micro e, em 2020, este número atingiu 562, o que representa um aumento de 52% em oito anos. Destes, um total de 63% operam apenas neste formato de baixo investimentoo. Esses números não são apenas representativos, mas ilustram como é possível promover o desenvolvimento econômico através de modelos comerciais que podem ser replicados por pessoas na base da pirâmide socioeconômica, desencadeando oportunidades para aqueles que não têm habilidades empresariais fundamentais a alcançar autossuficiência econômica através da disponibilidade de negócios bem sucedidos.

Com a atual crise no Brasil e uma legião de pessoas desempregadas, mais de 14 milhões, há um potencial enorme para que o encontro entre as partes promova de fato um avanço social. O franchising, com sua solidez e segurança em oferecer processos de gestão já certificados e consolidados, é então a opção mais atraente para se tornar empreendedor, haja visto as vantagens ligadas à redução de risco que apresenta. E nos últimos anos, com o advento das microfranquias, que são mais acessíveis e tem um prazo de retorno menor, é uma escolha ainda mais segura para buscarmos o desenvolvimento econômico e avançarmos nos índices sociais, minimizando ou até zerando a problemática da pobreza que assola o Brasil e outros países mundo afora.

* Renato Ticoulat Neto é um dos pioneiros no franchising de serviços de limpeza, onde atua há 30 anos.

Para mais informações sobre Empreendedorismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Markable Comunicação



Mesmo com crise econômica e sanitária, bancos não abrem mão do aumento em tarifas

Estudo do Idec aponta que, em meio à pandemia de covid-19, qualidade de serviços piorou e houve alta migração de consumidores para bancos digitais.

Mesmo com crise econômica e sanitária, bancos não abrem mão do aumento em tarifas

Renda passiva com investimentos: como fazer o seu dinheiro render mais

A renda passiva é uma forma de você fazer com que o seu dinheiro esteja sempre rendendo.


Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Trata-se da quarta alta consecutiva do indicador.

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Pets em condomínios comerciais

Muitas pessoas já descobriam que ter um animal é ter um companheiro de verdade, além ser um excelente meio de afastar a solidão.

Pets em condomínios comerciais

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Em 2021, a poupança acumula retirada líquida de R$ 15,629 bilhões.

Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Especialista analisa o bom momento do setor. Confira a entrevista!

Fusões & Aquisições batem recorde de negócios no Brasil

Docol anuncia construção de nova fábrica em MG

No seu aniversário de 65 anos, a empresa catarinense, anuncia plano de expansão de R$ 500 milhões em louças e metais sanitários.


Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Data limite para não entrar na dívida ativa acabaria nesta terça-feira

Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Sebrae Minas e BDMG oferecerão linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Parceria inédita vai facilitar acesso a crédito a empreendedores mineiros.

Sebrae Minas e BDMG oferecerão linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Percepção de valor pelo cliente. E será que cliente sabe o que ele quer?

Quanto vale a satisfação de um sonho realizado, uma experiência bem vivida, ou a cura de uma dor física ou emocional.

Percepção de valor pelo cliente. E será que cliente sabe o que ele quer?

Brasil cria 316 mil postos de trabalho formal em julho

País registra saldo positivo de 1.848.304 empregos gerados em 2021.

Brasil cria 316 mil postos de trabalho formal em julho

Jovem alcança sucesso

Dando uma guinada em sua vida profissional, Gabriel Baptista seguiu os conselhos da mãe.