Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fiat poderá adotar bairro Jardim Teresópolis em 2006

Fiat poderá adotar bairro Jardim Teresópolis em 2006

17/10/2005 Da Redação

A empresa já desenvolve uma série de ações educativas voltadas para a segurança do trânsito, mobilidade, meio ambiente, cultura e inclusão social.

O projeto é norteado pelo conceito de desenvolvimento humano, ou seja, parte do pressuposto de que o avanço de uma população não é medido apenas pela sua dimensão econômica, mas também por um conjunto de características sociais, culturais e políticas que influenciam na qualidade da vida humana.

Por isso a oferta diversificada de atividades: alfabetização, profissionalização, oficinas de teatro, esportes, dança, música, entre outras. A idéia é atender à população de forma integral, oferecendo formação educacional, social, humana e profissional remunerada.

O primeiro fruto dessa sinergia é o projeto Árvore da Vida, desenvolvido no complexo formado pelo bairro Jardim Teresópolis e pelas Vilas Bemge e Recreio. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento social e econômico da região a partir de ações integradas para a erradicação gradativa do analfabetismo, a prática de esportes, cultura e a profissionalização de jovens e adultos.

Hoje o projeto conta com 570 crianças e adolescentes nas atividades sócio-educativas (7 a 16 anos) e mais 100 adolescentes (acima de 16 anos) na geração de renda.

No ano passado, 170 adolescentes se formaram nos cursos. Deste total, 46 estão no mercado de trabalho e 37 nas unidades produtivas do Árvore da Vida. Atualmente, 37 adolescentes participam das unidades produtivas que oferecem atividades de artesanato, bijuterias, serigrafia, corte e costura. O horário das atividades é de 8h às 17h, todos os dias da semana, sendo que em alguns dias as aulas vão até às 20h. 

Cada criança e adolescente freqüenta o projeto duas vezes na semana, por duas horas. Além dessas duas horas de atividades sócio-educativas, eles têm atividades de relação humana e acompanhamento social do menino e da família durante uma hora na semana.

A seleção é feita por meio da indicação das seis escolas inseridas nos bairros Jardim Teresópolis, Vila Recreio e Bemge. O investimento da Fiat neste projeto é de R$500 mil.

Redes

Empresas e organizações do terceiro setor têm buscado nas redes um instrumento eficaz para a promoção do desenvolvimento humano e social. As redes têm o propósito de estender suas ações e idéias a um universo mais amplo de interlocutores: beneficiários, parceiros, financiadores, voluntários e colaboradores. Essa atuação participativa é um meio eficaz de realizar transformações sociais.

Criada em 2004, a Rede Fiat de Cidadania tem como objetivo potencializar e fortalecer as ações de responsabilidade social dos seus integrantes. A Rede é formada pelas empresas Fiat Automóveis, Aethra, Collins & Aikman, Lear, Plásticos Mueller, Resil, Teksid, Sada, Tecsoma, e Instituto Magnum, além da Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), Prefeitura de Betim, Embaixada da Itália e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A Fiat entende que o papel da montadora não pode se restringir apenas à sua atividade econômica, mas também participar da construção de uma sociedade mais justa, através da promoção da cidadania. 

O Programa ABC+ tem uma meta ambiciosa: acabar com o analfabetismo na cidade de Betim (MG) em quatro anos. Com essa iniciativa a Fiat efetiva sua adesão ao programa Brasil Alfabetizado, sendo a primeira montadora do país a apoiar o projeto do Ministério da Educação.

Enquanto a maioria dos projetos de alfabetização se limita a ensinar a ler e a escrever, o ABC+, parceria da Fiat com a Prefeitura de Betim, vai da alfabetização ao certificado da 4ª série do ensino fundamental. O programa contribui para a melhoria da auto-estima e da empregabilidade dos alunos, a partir da ampliação dos seus conhecimentos.

O público atendido tem idade a partir de 15 anos e a maioria possui mais de 30 anos. As aulas ocorrem em escolas públicas e órgãos da prefeitura. A Fiat participa com recursos financeiros para aumentar a capacidade de atendimento dos programas atuais, fornecendo material escolar, didático e garantindo a formação continuada dos professores.



Confiança do micro e pequeno empresário cai 9,4% desde o início do ano

Pessimistas atribuem sentimento negativo a incertezas no campo político

Confiança do micro e pequeno empresário cai 9,4% desde o início do ano

Os benefícios da LGPD para as empresas brasileiras

A lei brasileira tem como objetivo garantir maior privacidade e transparência ao uso de informações pessoais e corporativas.


Indústria pede esforço para redução de juro

Para FIEMG, é possível iniciar novo ciclo de redução da taxa Selic

Indústria pede esforço para redução de juro

Vamos falar de postura profissional

O tema se torna mais do que pertinente, necessário para o bom convívio no ambiente de trabalho.


Varejo de roupas e acessórios cresce 8,14% em 2019

Segundo Empresômetro, já são mais de 1 milhão de negócios ativos

Varejo de roupas e acessórios cresce 8,14% em 2019

Amazon se torna a marca mais valiosa do mundo

Gigante do comércio online supera Google e Apple e assume pela primeira vez o topo do ranking das 100 marcas mundiais mais valiosas.

Amazon se torna a marca mais valiosa do mundo

Produtividade do trabalho no país recua 1,1% no primeiro trimestre

Apenas a agropecuária teve alta na produtividade do trabalho no período

Produtividade do trabalho no país recua 1,1% no primeiro trimestre

Você sabe quais são os tipos de Startups?

Conheça dois modelos de empreendimento e suas características.

Você sabe quais são os tipos de Startups?

Aumento de startups no agronegócio refletem maturidade no campo

Não é todo dia que uma revolução tecnológica bate à nossa porta.

Aumento de startups no agronegócio refletem maturidade no campo

Total de famílias endividadas subiu para 63,4% em maio

Percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso é de 24,1%

Total de famílias endividadas subiu para 63,4% em maio

Safra de grãos pode ter crescimento de 4,9%

Safra 2018/2019 deve chegar a 238,9 milhões de toneladas de grãos, segundo Conab

Safra de grãos pode ter crescimento de 4,9%

Sociedade 5.0 e os processos de Compras B2B

Como o conceito de Sociedade 5.0 irá transformar os processos de Compras B2B.